Morango & banana.

Olá! Com espírito para aproveitar o domingo? Espero que sim! O sol hoje parece risonho e eu não podia estar mais feliz!
Hoje tenho um jantar, e como é típico das meninas, a crise do que vestir é inevitável. Ainda não me decidi. Como sempre vou acumular vestidos em cima da cama e experimentar um a um. Alguma sugestão?
Trago de volta o tema dos pequenos-almoços. Energia para começar o dia!

Esta foi uma ideia que me surgiu no exacto momento em que me levantei. E como sempre super simples e saudável.
Cortei uma banana em rodelinhas e forrei o fundo da taça, juntei iogurte natural açucarado, e mais uma camada de banana. Por fim, juntei o restante iogurte. E nada como os morangos para darem côr a um prato.

Adoro as cores vibrantes do morango e da framboesa, acho que é isso que me faz ser tão apaixonada por estes frutos. De facto são dotados de uma beleza natural, que faz as delícias de quem os fotografa.
Quem não consegue passar sem o café (nem mesmo ao fim-de-semana) pode completar o seu pequeno-almoço!
Pessoalmente dispenso café, mas acho que sou viciada em cappuccinos.

Outras ideias? Contem-me!
Have a nice day.♥

Queques de chocolate branco & chocolate de leite

Bom dia! Fim-de-semana!! Finalmente. Dizem que o tempo continuará assim por mais alguns dias.
O fim-de-semana serve para quebrar a rotina, para poder comer doces ou outras coisas que nos deixam muitíssimo satisfeitas/os. Daí a receita que trago hoje que não esconde calorias. Com apetite?

Penso que os queques são das receitas mais fáceis de executar e com a prática, torna-se mega fácil! A base pode ser praticamente a mesma para todos os diferentes queques o "recheio" é que fará a diferença. E, às vezes, substituindo apenas a farinha normal pela integral já se nota uma diferença no sabor.
Servem para o pequeno-almoço, para o lanche e para a ceia com um chá super quentinho, para quem gosta. Eu sou adepta das ceias, quase todos os dias a faço, ainda que me fique apenas por um chá. Sabe-me tão bem, durmo tranquila.

Queques de chocolate branco e chocolate de leite
(faz 12 queques)
- 100g de chocolate branco
- 80g de chocolate de leite
- 2 c.chá de fermento
- 2 chávenas de farinha sem fermento
- 1/2 chávena de leite (temp. ambiente)
- 1/2 chávena de manteiga sem sal
- 1 c.chá de essência de baunilha
- 1 chávena de açucar amarelo
- 2 ovos


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela pequena misture a farinha o fermento e o sal. Bata a manteiga com o açucar até obter uma mistura cremosa. Deite a essência de baunilha no leite e reserve. Adicione os ovos um de cada vez e misture bem. Acrescente a farinha e o leite e misture bem. Por fim, adicione o chocolate previamente cortado em pedaços mais pequenos e raspas. Envolva bem todos os ingredientes. Distribua a mistura pelas formas e leve ao forno por 25 minutos ou até estar cozido.

Vintage details.♥

Hello again!
Estou de volta, para partilhar algumas preciosidades que encontrei aqui por casa! Pequenos pormenores perdidos pelos cantos da minha casa...com anos e anos. Talvez antes de eu nascer. Não é maravilhoso? Adoro quando isto acontece!
Apaixonei-me por esta caixinha assim que a vi. Só a cor fala pro si...
Que me dizem? Já está guardadinha no canto ao qual chamei "as coisas da minha casa", pois quando a tiver leva-las-ei comigo!
Sabem o que a minha mãe me disse quando eu perguntei pela origem da caixinha? Que era da casa da minha bizavó. Achei ternurento e não hesitei um segundo em pedi-la para mim.

Mas, pela cozinha também vou encontrado algumas surpresas. Bem lá no fundo da gaveta. Eu encontrei-a!

É tão bonito. Adoro as flores gravadas. Eu sou suspeita. Há uma paixão pelo antigo/ romântico que me está intimamente associada à minha pessoa. Não resisto.

p.s: Tenham um óptimo fim-de-semana!

Massa com tomilho & tomate seco.

Finalmente sexta-feira! Planos para o fim-de-semana? Ou simplesmente planeiam ficar por casa a descansar e a beber chocolate quente? Não me importava.
Não têm saudades do Verão? Ou da Primavera? Já estou cansada do frio apesar de gostar do Inverno.

Hoje optei por trazer uma receita de uma massa com tomilho e tomate seco que fiz à uns dias aqui em casa. Dei por mim a pensar em como fazer um prato com massa que não levasse o típico queijo ou molho de tomate, mas que ainda assim fosse saborosa e light. E foi assim que cheguei até esta receita. Não é nada de especial, é uma receita simples para o dia-a-dia.

Massa com tomilho e tomate seco
(serve 4)
- 200ml de leite
- 2 dentes de alho
- tomilho q.b
- 80g de tomate seco
- 2 chávenas de massa
- sal q.b
- azeite q.b
- pimenta q.b

Coloque uma panela com água ao lume e espere até a água ferver. Junte a massa e deixe cozer de acordo com as instruções da embalagem. Pré-aqueça o forno a 180⁰C. Numa tijela junte o leite o tomilho e o alho. Corte o tomate seco em pedaços mais pequenos. Unte uma assadeira com azeite. Após a massa ter cozido escorra-a bem. Coloque-a na assadeira e junte o molho de leite e o tomate seco. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno 30 min. ou até dourar.

Assado de tomate e ovo.

Olá! Mais um dia chuvoso por aqui. Como tem corrido a semana? A minha tem sido tranquila.
Dando continuidade a receitas mais leves, trago-vos hoje um assado de tomate e ovo, muito simples de fazer mais delicioso de se comer.
Estava sentada na cama a estudar quando o meu pensamento foi invandido por esta combinação de alimentos, não hesitei em apontá-la no meu bloco de notas e no dia seguinte resolvi pôr em prática.
A ideia das tostas surgiu posteriormente, pois quando decidi ir fazer achei que de alguma forma estava incompleto.

Mas na verdade, quem não adora tostas com mozzarella e oregãos? Combinam tão bem com uma multiplicidade de pratos!
Acreditem que me divirto a montar todo o cenário que previamente imaginei. Faço-o genuinamente por gosto.
Cada pormenor é pensado. E no fim, a vontade de desmontar tudo é zero, apetece-me ficar ali sentada a contemplar.

Assado de tomate e ovo
(faz 2)
- 4 fatias de bacon
- 6 fatias de fiambre
- 1 cebola roxa
- 2 tomates pequenos
- 2 ovos
- sal q.b
- pimenta q.b
- 1 dente de alho
- azeite q.b

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pique a cebola e leve numa frigideira ao lume com alho e azeite até dourar. Corte o bacon e o fiambre em tiras. Distribua a cebola previamente cozinhada pelos dois ramekins. Na mesma frigideira coloque o bacon e o fiambre deixe cozinhar até dourarem. Corte os tomates em pedaços pequenos e distribua como fez com a cebola. Faça o mesmo para o bacon e o fiambre. Parate um ovo no topo de cada ramakin e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno aprox. 40-50 min. ou até a clara estar totalmente cozinhada. Sirva com tostas regadas de azeite e polvilhadas com queijo e oregãos.

Love with breakfast.

Bom dia. Já estamos a meio da semana, já começa a fazer sentido pensar no que vamos fazer no fim-de-semana, com esperança de que este tempo melhore.
Hoje não trago uma receita, mas trago-vos algo que adorei fazer!
Neste dia senti-me inspirada.

Não apenas por estar uma luz gigante do outro da janela, mas também porque esta ideia já ocupava a minha cabeça à dias!
Um cenário romântico, ou não fosse eu uma romântica, às vezes pouco assumida.

Estes pequenos pormenores deixam-me feliz. Partindo de algo tão improvável pode-se criar alguma coisa que se torne inspiradora para nós e para mais alguém.
Por mim fazia todos os dias um pequeno almoço assim. O dia correria sempre melhor, não acham?

E assim terminou, entretanto chegou a hora de eu tomar o pequeno-almoço. Um pouquinho frio, mas compensou.
Espero que estas imagem de alguma forma preencham o vosso dia, depois de horas seguidas de trabalho.
Gostaram?

mini cheesecakes.

Hoje já é terça-feira, como o tempo voa, quando se tratam de férias. Tenho tido o tempo extra que à tanto esperava, tempo para pôr em prática as minhas ideias e poder partilhá-las aqui com vocês. A minha pequena máquina que nada tem de profissional tem passado algumas horas comigo e tem dado o melhor dela. Às vezes acho que não percebo nada e volto a sentar-me em frente ao computador e a olhar para para outras fotos que prendem a minha atenção. Levanto-me e volto a tentar.

Sim é verdade que não tenho uma máquina fabulosa e que, por enquanto, nem uso lentes específicas, nem programas muito elaborados para editar as fotos. Mas, não tiremos o mérito a ninguém. Sim as lentes, a máquina ajudam, mas é a criatividade que está por detrás da magia que evolve cada fotografia que prende a nossa atenção.



Coisas que nos parecem banais e sem interesse, há alguém que vê nessas mesmas coisas algo de diferente.
Isso é arte. E o que não falta são artistas.
Partilhem o que fazem, mesmo que vos pareça muito menos cativante do que o fotográfo que vos inspirou, porque esse mesmo fotógrafo já fotografou como nós. É a prática que nos pode levar longe. Tudo aquilo a que dedicamos algumas horas do nosso dia tem valor.
Agora e receita de hoje!
Sim é pouco calórica, mas tão doce!
Estava com receio que não ficasse muito cativante, pois a maioria dos ingredientes são light, mas ficaram realmente boas!

Mini cheesecakes
(faz 6)
- 1 massa quebrada (aprox. 230g)
- 50g queijo philadelphia light
- ½ c.chá essência de baunilha
- 1 c.sopa de açucar amarelo
- 6 c.sopa de doce de frutos silvestres
- 150ml de natas light

Pré-aqueça o forno a 180⁰C. Corte a massa quebrada de forma a forrar 6 formas de queques. Com um garfo pique o fundo das formas para a massa não inchar enquanto está no forno. Leve ao forno aprox. 30 min ou até a massa estar cozida. Numa tigela junte as natas, o queijo, o açucar e a essência e bata na batedeira até obter uma mistura homogénea e cremosa. Retire as formas do forno e deixe arrefecer alguns minutos. Distribua a mistura de nata pelas formas. Leve ao frigorífico até servir. Antes de servir coloque uma c.sopa de doce em cada tigelinha (o doce deve estar á temperatura ambiente).
Nota: a massa que sobrar, após ter forrado as formas, pode usar para fazer folhadinhos de bacon, queijo e fiambre ou só de queijo. Pincele com um pouco de leite e leve ao forno juntamente com as formas, mas permanecem mais tempo dentro do mesmo (aprox. 45min-1h).


Acho que são uma boa opção para servir como sobremesa num jantar.

Vintage.

Domingo. Último dia do fim-de-semana. Um frio gelado. Um vento forte. Imagino que tenham passado grande parte deste fim-de-semana no conforto da vossa casa. Eu pelo menos sim. Excepto ontem ao fim da manhã que dei um pulinho até às compras, vícios femininos! Os saldos preduram e eu fui aproveitar!
Os meus gostos deram voltas e voltas desde que sou pequena, mas agora sinto que "me encontrei" e definini os meus gostos.
Se me perguntassem uma cor, diria que não tenho uma específica, mas que adoro os tons pastel.
Se me perguntassem um estilo, nunca diria moderno...talvez romântico/vintage moderado. Mas concerteza que me considero feminina. Principalmente quando sei que vou ter de passar um dia inteiro na minha secretária a fazer coisas para a faculdade mas que ainda assim me visto como se fosse passear.
Ontem encontrei esta mala, foi amor à primeira vista,

Pode parecer pouco útil num primeiro contacto, mas isso só vai depender da nossa imaginação.
Dá para levar para o trabalho/faculdade com o almoço ou lanche, para quem prefere levar comida de casa.
Dá para passar uma noite fora, levando apenas o essencial.
Dá simplesmente para fazer de mala e usar no dia-a-dia.
Vi até uma maior, também muito gira, que daria perfeitamente para usar como pasta para o trabalho/faculdade.

I´m in love with it!♥
E vocês? Gostaram?
Quais as vossas cores?

Saturday breakfast♥

Bom dia. Que gelo que está lá fora, não sei se terei coragem de ir até à rua hoje. Com muitos planos para este fim-de-semana?
Hoje resolvi fazer um pequeno-almoço mais equilibrado e saudável, algo que me aconchegue a barriga, mas que não se reflicta na minha balança!!

Antes de tudo, devemos comer uma peça de fruta, eu optei pela pêra!
Depois coloquei num frasquinho algumas colheres de fromage frais (com 7.5% apenas de matéria gorda!) e coloquei alguns flocos de aveia por cima, adoro, adoro!

Parce-vos incompleto? Sim, a mim também me pareceu um pouco. Faltava algo mais DOCE! Foi então que optei por torrar uma fatia de pão pequena (de preferência um pão com pouco sal ou integral) e cobri-o com um bocadinho de doce de....adivinham? Sim, framboesa!

Assim sim! Um pequeno-almoço completo, com poucas calorias e que culmina da melhor forma, com este mimo final! Fribras, vitaminas, açucares, proteínas e uma pequena quantidade de lípidos. Esta é a prova de que não precisamos de deixar de comer isto ou aquilo, apenas temos de ser equilibrados nas nossas escolhas. Não tem mal algum presentearmo-nos com alguma coisa que adoramos comer, desde que não seja em doses exageradas e que optemos por uma alimentação no dia-a-dia mais saudável!

Parece-vos bem? Outras ideias?

Soft pink.

De volta! Os próximos dias prometem ser mais calmos, e isso deixa-me super feliz. Ontem fui com algumas amigas da faculdade jantar até São Martinho, na casa de uma delas, e adivinhem que fez o jantar? EU! Fiz bruschettas e pizzas. Pus as mãos na massa e matei algumas saudades. Fiz de presunto & rúcula e fiambre & queijo. Apesar de estar super cansada ontem, deu-me prazer fazer aquele jantar.
Mudando de assunto,
Gostam de cor-de-rosa? Não adoro vestir cor-de-rosa, mas acredito que há uma inocência genuína associada a esta cor. Gosto de pormenores cor-de-rosa. Gosto de estar no meu quarto e ter cor-de-rosa a rodear-me. O cor-de-rosa deixa-me tranquila. Mas não é um cor-de-rosa qualquer, é aquele a que chamam cor-de-rosa bebé, ou simplesmente rosa claro.
É este cor-de-rosa,
So cute, isn´t it?
Ultimamente tenho sentido uma certa curiosidade em "tentar" trabalhos manuais, se é que lhes posso chamar assim. São pormenores que prendem a atenção.

Estas ainda são as minhas primeiras tentativas de vos trazer fotografias inspiradoras. Tenho tentado aprender qualquer coisa vendo o trabalho de alguns fotógrafos que me inspiram diariamente com as suas ideias.
Espero que tenham gostado! ♥

Finalmente amanhã.

Olá! Desculpem-me a ausência, mas é já amanhã que termina a primeira fase e finalemente terei uns dias de descanso. Espero que a semana vos tenha corrido optimamente bem e que tenham cozinhado mais do que eu (não cozinhei nada!). Nestas duas últimas semanas o tempo na cozinha foi muito reduzido mas as saudades já são muitas! Este fim-de-semana a minha cozinha ter-me-á de volta=)
Os dias têm sido longos e têm começado cedo,
Devo confessar que uma das minhas partes favoritas do dia é preparar o meu pequeno-almoço! Já vos tinha dito.
Bolinho de chocolate da minha mãe, estava tão delicioso♥
Por falar na minha mãe ela está quase a fazer anos e tenho andado a pensar como irei a fazer o bolo, quero que seja especial! Já "reuni" algumas ideias, o que não volta pelos mil e um sites e blogs de fotografia/culinária são ideias, verdadeiras inspirações!
Voltarei muito brevemente!

Adoro risotto! Risotto em tarte?

Olá! Como foi a vossa semana? Hoje já é sexta! Não estou particularmente animada com a ideia porque em época de exames os dias de semana não têm importância! Na próxima quinta é o fim da primeira fase=)
Outro dia, folheando pela milésima vez o livro Dias com Mafalda (de Mafalda Pinto Leite) encontrei uma receita que me despertou algum interesse: tarte de arroz. Achei curioso e ainda por cima o arroz é arroz arborio usado para o risotto, não resisti em experimentar! Ficou tão boa, uma refeição leve e saborosa, muito saborosa mesmo.
Adaptei a receita aos meus gostos tal como vocês também poderão fazer! Mas achei magnífica a ideia.♥
Apontamentos femininos no fim de uma semana cansativa,

Tarte de risotto com bacon, tomate seco e mozzarella
(serve 4-6)
- 120g de bacon
- 1 cebola picada
- 1 chávena de arroz arborio
- azeite q.b
- 2 dentes de alho
- 100g de tomate seco
- 2/3 chávena de queijo mozzarella
- 3 ovos batidos
- 1 1/2 caldo de galinha
- 1/3 chávena de basílico e tomilho
Aqueça o azeite num tacho e junte o alho, o bacon e a cebola ralada. Deixe cozinhar entre 5-10 min. até a cebola dourar. Adicione o arroz e misture durante 1 min. . Junte o caldo e deixe levantar fervura, baixando depois o lume. Deixe cozinhar por 10 min. . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Após cozinhado, deixe o arroz descansar 5 minutos. Transfira para uma tigela e deixe arrefecer. Forre uma forma de mola com papel vegetal. Corte o tomate sexo em pedaços pequenos e pique as diferentes especiarias. Adicione o tomate, os ovos, as especiarias e o queijo à mistura de arroz. Tempere com sal e pimenta e coloque na forma. Leve ao forno por aprox. 40 min. ou até "tostar". Deixe arrefecer antes de servir. Acompanhe com uma salada.
Não tem bom aspecto? Deliciei-me!

Bruschetta de bacon, tomate e tomilho.

Boa tarde a todos! Cheguei á pouco a casa, hoje, apesar de ainda ser cedo, já foi um longo dia. Tive mais um exame que me prendeu horas e horas no quarto e na biblioteca da faculdade. Mas nada me têm impedido de dar um saltinho à cozinha=) Como está a correr a vossa semana?
No fim-de-semana deliciei-me a preparar a minha própria bruschetta com os ingredientes que mais gosto! Mas ficou gigante portanto serviu mesmo de jantar para mim e para o João. Quais são as bruschettas que preferem? Já experimentaram criar a vossa? Se ainda não aventurem-se e partilhem a vossa combinação perfeita!
Ultimamente tenho fotografado os meus pequenos-almoços que começam o dia comigo,

Bruschettas de bacon, tomate e tomilho
(faz 4)
- 4 fatias de pão rústico
- 1 dente de alho
- azeite q.b
- 7 fatias de bacon
- 2 tomates
- tomilho q.b
- 150g queijo mozzarella ralado
Pré-aqueça o forno a 180⁰C. Corte os tomates em cubinhos pequenos e o bacon em fatias finas. Corte o dente de alho ao meio e “esfregue” nas fatias de pão para estas tomarem o seu gosto. Regue as fatias de pão com um fio de azeite. Junte as tiras do bacon uniformemente distribuidas. Leve ao forno aprox. 4 minutos ou até o bacon estar um pouco tostado. Retire o pão do forno e distribua os tomates previamente cortados pelas fatias de pão. Polvilhe com o queijo ralado e tomilho fresco. Leve ao forno 15-20 minutos.


Fondue de chocolate.

Boa noite! Como está a ser o fim-de-semana? Com este chuva que teima em permanecer, suponho que não esteja a ser o melhor. Basta um pouco de imaginação para tornar um fim-de-semana caseiro um mimo. Um verdadeiro programa de família =)
No Natal recebi um fondue que tanto dá para chocolate como para queijo. Eu comecei pelo chocolate, e adorei! Eu e o João fechamo-nos na cozinha e fizemos o nosso fondue...as nossas barrigas ficaram aconchegadas! Já tinha saudades da cozinha...Deliciem-se!


Fondue de chocolate
(serve 2-4)
- 200g de chocolate branco
- 100g de chocolate negro de culinária
- 1 pau de canela
- ½ chávena de leite
- 1c.sopa de maple syrup
Frutas:
- banana
- laranja
- maçã

Teria comprado framboesas e morangos mas agora não é uma boa altura!

Corte as diferentes frutas em pedaços pequenos. Num tacho coloque o chocolate branco e negro previamente partidos em pedaços maos pequenos. Junte o leite e o pau de canela. Deixe derreter em lume brando. Quando a mistura lhe parecer homogénea junte o maple syrup. Verta para a tigela do fondue e mantenha quente.

Dias agitados.

Olá! Como correu a vossa semana? A minha foi bastante agitada e não só por estar em época de exames, aconteceram também outras coisas menos boas, mas tudo se resolve! Não tenho quase tido tempo livre, tenho passado os dias na faculdade, desde bem cedinho até ao fim do dia. Mas em breve retomarei a rotina dos cozinhados =) E vocês têm cozinhado muito? Ou também sem tempo?

Como já vos tinha dito sempre quis ter um basset hound, e vejam só a supresa da minha mãe! Amei! ♥

Não é um mimo?

Por falar em surpresas, no Natal recebi aquele livro que eu queria imenso, Home made Vintage de Christina Strutt,

 

Tem ideias maravilhosas, ensina a fazer tudinho, vale a pena ter=)

Olá! Como estão? Hoje já foi o meu primeiro exame, para semana são dois! Mas o estudo tem estado a correr bem. O tempo continua feio e chuvoso e, por isso, trago-vos mais um motivo para não sairem do conforto do vosso sofá: queques de aveia e coco. Quando eu disse que ia tentar esta combinação olharam-me com um ar desconfiado mas, depois gostaram...e eu também gostei. Com um chá bem quente sabem ainda melhor. Tenho tantas receitas que quero experimentar, estou ansiosa pelas mini férias que antecedem o segundo semestre! Por hoje deixo-vos com esta, espero que gostem!

Queques de aveia e coco

(faz 10)

- 2 c.chá de fermento

- 2 chávenas de farinha de milho

- ½ chávena de leite (temp. ambiente)

- ½ chávena de manteiga sem sal

- 1 c.chá de essência de baunilha

- 1 chávena de açucar amarelo

- 2 ovos

- ½ c.chá de sal

- ½ chávena de flocos de aveia

- ½ chávena de côco ralado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela pequena misture a farinha o fermento, o sal, a aveia e o coco. Bata a manteiga com o açucar até obter uma mistura cremosa. Deite a essência de baunilha no leite e reserve. Adicione os ovos um de cada vez e misture bem. Acrescente a farinha e o leite e misture bem. Distribua a mistura pelas formas e leve ao forno por 25 minutos ou até estar cozido. Pode polvilhar com açucar em pó.

Follow @ Instagram

Back to Top