Detalhes.

Fiquei uns tempos sem pegar na máquina. Acho que o motivo foi mesmo a falta de vontade. Hoje de manhã depois de levar o zig até à rua, peguei na máquina e deixei-me ir. Foquei-me nos detalhes. Prefiro fotografar detalhes a grandes planos, mas penso que isto seja apenas uma fase...


Percorri o meu quarto e os meus objectos preferidos...


...passando também por alguns dos meus livros preferidos neste momento. Sim, ainda não acabei de ler o Julie & Julia, geralmente só leio quando estou no comboio.


tenham um bom resto de domingo, eu vou aproveitar para pro algumas coisas da faculdade em dia.

Tarte de pêra e mirtilo

Depois de algum tempo ausente, estou de volta com uma receita doce! Esta tarte fiz com a minha mãe o fim-de-semana passado. 
A minha amiga A. disse-me outro dia "quando é que pões no blog uma receita daquelas mesmo portuguesas, tipo bacalhau com natas cheio de natas"... A. está prometido que até ao final do ano partilho aqui uma receita dessas, "cheia de natas"! Mas hoje, ficamo-nos pelos mirtilos e as pêras...


Tarte pêra e mirtilos

-          7 pêras pequenas fatiadas
-          125g de mirtilos
-          3 c.sopa de creme fraiche
-          1 ovo
-          1 c.chá de maizena
-          2 c.sopa de leite
-          1 base de massa folhada
-          7 c.sopa de açucar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tijela misture o creme fraiche, um ovo batido. Num pouco de leite quente dissolva a maizena. Num tacho misture as pêras, o creme fraiche, a maizena e o açucar. Junte um pouco de água e deixe engrossar um pouco. Reserve por 5-10 min e junte os mirtilos. Coloque toda a misture no interior da massa e leve ao forno por aprox 30 min.

Que acham? quem provou gostou! espero que gostem também!
Hoje é greve, não aderi voluntariamente, mas o metro "obrigou-me".

Tarte de espinafres e mais umas coisas.

Está passado mais um fim-de-semana. Com muita chuva e até trovoada. Entre filmes, sonhos (sim aqueles do Natal) e algum estudo, foi assim que passei o meu fim-de-semana.


Cá em casa temos muito o hábito de fazer tartes, doces ou salgadas, com carne ou vegetarianas. A minha preferida continua a ser a de espinafres e queijo. São receitas rápidas para um jantar saudável, depois de uma deliciosa sopa.
Esta não foi excepção à regra: leva espinafres, queijo fresco, milho, bacon, natas, ovos, sal e pimenta. A base é de massa quebrada, à venda em todos os supermercados. Depois vai ao forno por aproximadamente 40 min a 180ºC. Simples não acham? 
Para doce, a de maçã é a minha eleita! Mas com massa caseira de preferência, acho que é importante quando de tratam de tartes doces.


Acho que já referi várias vezes aqui no blog que levo sempre comida de casa quando tenho de almoçar pela faculdade. Esta semana num dos dias levei esta sandwich de fiambre de perú, tomate cereja e ovo cozido. Se a tivesse comido em casa tinha acrescentado um pouco de mostarda dijon, mas para levar é preferível sem molhos. 

E o vosso fim-de-semana como correu?

fall


Foi no sábado passado que resolvi pegar na máquina e ir até ao parque aqui perto de casa. Na verdade, passo por lá mais do que uma vez por dia todos os dias mas com o Zig...


O Outono e a primavera são as minhas estações do ano preferidas, pelas cores, pelas temperaturas, por uma multiplicidade de coisas que só se passam nestas estações.


No outono, os tons laranja, vermelho e castanhos. Na primavera as cores vivas das flores. Mas estas sobreviveram até esta altura!


...e ainda desencantei este pequeno cogumelo, perdido no meio da relva. O tempo também não foi muito, basicamente enquanto o meu irmão passeava o Zig.
Desde que "ganhei" o gosto pela fotografia comecei a ver as coisas de outra forma, o mais pequeno e insignificante detalhe pode de facto tornar-se especial, é isso que me apaixona na fotografia!


apple, cheese & ham sandwich

Mais um dia chuvoso e mais uma greve da cp. Lisboa estava uma confusão esta manhã. Felizmente que pude ficar por casa.
Gosto de ficar sozinha em casa, o zig dorme a tarde toda e eu tenho o tempo suficiente para fazer as minhas coisas!
Gosto de receitas simples, que não me prendam muito tempo na cozinha pelo menos aquelas que faço durante a semana.


Adoro comer sandes e adoro ainda mais inventá-las. A última combinação foi esta, acompanhada com um galão, foi um dos meus almoços em frente ao computador a editar fotos. Porque às vezes o tempo torna-se difícil de gerir...

É muito simples de fazer: 2 fatias de pão, 2 de queijo, 2 de fiambre de perú e meia maçã às rodelas. Um pouco de manteiga em cada fatia de pão e tostadeira. No fim só polvilhei com oregãos.

Qual a vossa combinação preferida?

p.s: food diary, {day 34},{day 35}, {day 36}.

Lx factory

Já andava a algum tempo para ir espreitar uma das feiras no Lx factory, e com um domingo sem chuva como o de ontem decidi-me a ir. Às vezes, mesmo morando tão perto dos sítios nem damos conta que há realmente programas diferentes que podemos fazer. 
Adorei o café na fábrica, o brunch estava apetitoso, mas eu e o J. não fomos de barriga vazia por isso ficamo-nos por um café.


Haviam imensas bancas, de tudo um pouco. No entanto, achei que haviam "temas" um pouco repetitivos, muitas banquinhas com o mesmo género de artigos, o que, por outro lado, mostra que existem muitos portugueses/portuguesas talentosos! Tudo acaba por ter um lado bom.

Fiz uma paragem bem mais prolongada na banca da Twiggs, a conversa agradavelmente prolongou-se. Falamos de tudo e ainda houve tempo para umas fotografias!


Estava frio, mas ainda assim haviam algumas pessoas. Eu gostei e quem sabe volte lá mas não só para ver...


castanhas.

Depois de alguns dias menos bons, já estou a ficar melhor. Este últimos dias tive mais dedicada à faculdade, mas houve tempo para provar as primeiras castanhas. As primeiras provei com o J. e outro dia o meu pai também fez. Geralmente como-as assadas só com sal, mas também gosto delas cozidas com ervas doces.


E vocês como preferem comer as castanhas? ah, já me esquecia também gosto de comprar aquelas que se vendem à saída do metro e que cheiram mesmo a outono! 
Hoje de manhã enquanto actualizava as minhas leituras pelos blogs encontrei esta e-magazine, a little relish, e deliciei-me com algumas das receitas.


Ultimamente tenho tido imensa vontade de ir até ao ikea, mas sempre que vou até lá, demoro e demoro...aquilo é de facto uma perdição. Geralmente vou coma  minha mãe ou com a minha amiga R..Por falar em mãe olhem só as deliciosas panquecas que me fez no fim-de-semana passado, e para o meu irmão também claro! Adoro panquecas, com mel, com doce, ou só com açucar...


Que vos parece? 
Este domingo há feira na Lx Factory, não se esqueçam de aparecer!


Follow @ Instagram

Back to Top