apple & strawberry cake


Gosto quando a minha mãe nos prepara estes mimos nos nossos dias de estudo. Podem ter a certeza que é muito reconfortante. Com um cappuccino ou um chá.
Hoje vou finalmente ter algum tempo livre, vou aproveitar para pôr algumas leituras em dia e para estar com alguns amigos. 


Este bolo é macio e húmido. A fruta dá-lhe um sabor bastante bom. Eu adoro bolos com fruta, excepto os que levam fruta cristalizada.

Ontem a passear pelos blogs encontrei este blog, com alguns planners de download gratuito, pareceram-me bastante úteis e têm um design muito giro!



Se quiserem optar por tirarem os morangos, só com maçã também fica óptimo. Eu voltei a fazer o bolo passados dois dias sem morangos e também gostei do resultado. Polvilhado com canela fica mesmo óptimo!

Coroa de frutos secos :: guest post

Fiquei muito feliz com o convite a Sílvia, que me convidou a partilhar uma receita aqui no seu blog. A receita que escolhi, há muito tempo que queria experimentar e esta foi a altura ideal.
Esta é a receita perfeita para uma tarde cinzenta, com uma bela chávena de chá. Confesso que sou gulosa e não resisto a provar os meus doces ainda mornos. Este é muito bom, a massa não é doce mas depois temos o doce do recheio com os frutos secos. A receita parece complicada, mas não é! Sério. Só leva um pouco de tempo por causa da massa. Aconselho a ler primeiro a receita toda, depois a preparar os ingredientes para ter tudo perto quando se começar a preparar.
Espero que gostem.




Coroa de Frutos Secos
Adaptada do livro passo a passo – pastelaria – da Love Food


Ingredientes


2 colheres de sopa de manteiga aos cubos,
Mais um pouco para untar
225gr de farinha sem fermento
½ colher de chá de sal
7 g de fermento em pó (usei royal, mas na próxima tento com fermento para pão)
125ml de leite á temperatura ambiente
1 ovo ligeiramente batido

Recheio

4 colheres de sopa de manteiga amolecida
50 gr de açúcar amarelo
Mistura de frutos secos à escolha moídos ( eu escolhi a amêndoa, avelã e nozes)

Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Peneirar a farinha, o sal e o fermento para dentro de uma taça.
Incorporar a manteiga aos cubos com os dedos. Deitar o leite e o ovo batido.
Misturar até obter uma massa. (fiz como a receita dizia, tudo à mão, mas na próxima vou experimentar fazer a massa na máquina misturadora)

Colocar a massa numa tigela untada, tapar com película aderente e deixar levedar num local aquecido, durante 40 min. Ou até dobrar de tamanho. Nesta primeira vez usei o fermento que tinha em casa ( Royal) mas na hora de levedar não duplicou de tamanho. Por isso na próxima experimento com o fermento em pó para pães).

Amassar a massa durante 1 minuto.
Estender a massa até formar um rectângulo.

Para o recheio, bater a manteiga e o açúcar com os frutos secos.
Espalhar o recheio na massa, deixando um rebordo de 2,5 cm livre.
Enrolar a massa começando numas das extremidades mais compridas, até obter um rolo. Cortar às fatias de 5 cm de espessura e colocar no tabuleiro e formar uma coroa. As fatias devem estar juntas umas ás outras.
Tapar de deixar repousar por mais 30 min.
Entretanto aquecer o forno a 190º.
Levar a coroa ao forno por 30 min. Ou até estar dourado.

Para terminar fiz uma cobertura de açúcar em pó com água e borrifei por cima, depois do doce ter arrefecido.


 Obrigada MJ! Para ficarem a conhecer melhor a MJ, que tal um pulinho ate ao blog "Era uma vez..."? Vão encontrar muitas outras receitas e posts sobre os mais variados temas, que fazem parte do dia a dia de qualquer família. Sempre que leio o blog da MJ é nisso que penso, na família, no conforto da nossa casa e em momentos felizes. O blog tem também uma página no facebook.

Tenham um óptimo fim-de-semana e aproveitem esta ideia para um lanche mais guloso :)

todas as fotografias: Mj, all rights reserved

Pizza de atum, cebola e ovo cozido

Esta foi a pizza que fiz com a minha mãe na quarta à noite. A base da pizza é caseira mas também se pode comprar já feita, se bem que caseira tem outro sabor...e aqui em casa costumamos usar farinha integral misturada com a não integral. Fica com um sabor muito particular, mas bom!
Geralmente sigo a receita do livro "Dias com Mafalda" para fazer a massa caseira adaptando para a minha massa semi-integral.


Após estender a massa e de a polpa de tomate já estar pronta, deitei-a por cima da massa e temperei com um pouco de sal, pimenta e azeite. De seguida juntei o queijo ralado e cebola às rodelas e levei a pizza ao forno. Numa tigela misturei o atum e alguns piclkes cortados em pedaços pequeninos. Cozi os ovos. Finalmente, após a pizza sair do forno, juntei o atum com os pickles e as rodelas de ovo cozido e temperei com umas gotas de vinagre balsâmico. Optei por fazer assim , porque eu não gosto muito do atum cozinhado ou quente.Além disso fica com um aspecto bastante mais fresco. Servi com umas folhas de rúcula.

Por hoje é tudo, tenham um óptimo fim-de-semana!

January favorites.


Mais umas coisas para partilhar, é fantástico como me vejo rodeada de pessoas com ideias e formas de pensar tão diferentes. Ideias que me inspiram diariamente. 
Aqui vai:

tolea.blogg.no - um blog muito inspirador de fotografia

we {heart} it - a minha conta

Lost soul - música de Carolina Deslandes & Cae

Desafio Ampola da Alegria - by Cv Love blog, participem!

alessandro guerani~food~o~grafia - um blog com receitas e fotografias maravilhosas

Ontem à noite fiz pizzas caseiras para o jantar, desta vez com atum, amanhã ponho aqui a receita.

992,64 miles apart


Mais um exame que passou. E mais um aperto no coração. O J. partiu hoje para a Suiça com perspectivas de um futuro melhor. O tempo por lá é um pouco incerto, mas ainda assim já tenho uma visita marcada para a Páscoa :)
Com isto tudo, tomei a decisão de iniciar um projecto com o nome de "992,64 miles apart", que consiste em tirar uma foto todos os dias com a finalidade de criar um álbum que represente estes meses que iremos estar tão longe fisicamente. Vou criar um novo álbum no meu flickr, quem quiser acompanhar é só um clique!


Voltarei ainda esta semana, para partilhar a minha lista de favoritos do mês de Janeiro. 

Random Stories


Nesta época é sempre complicado dedicar-me ao blog, no verdadeiro sentido da palavra. Tiro umas fotografias aqui e ali, aponto umas ideias, mas o tempo para concretizar não é muito. Não tenho praticamente cozinhado, esta ultima semana passei os dias inteiros na faculdade a estudar. Mas já faltou mais, mais duas semanas e volto a ter o meu tempo mais livre. Até bastante livre antes de começar o segundo semestre.
Entretanto deixo-vos com alguns momentos da minha semana, os que considerei mais "animados" ou menos massudos, como lhes queiram chamar...



Aquele gratinado que o meu pai fez estava mesmo de comer e chorar por mais, a próxima vez vou estar ao pé dele enquanto estiver a cozinhar para partilhar a receita :)
A segunda fotografia é apenas um dos meus breaks, confesso que nesta atura é uma das partes mais acolhedoras do meu dia.



Eu vou iniciar mais uma semana de exames, regresso quarta, espero eu!
Tenham uma óptima semana 

Porquê?


Ontem levamos o Zig ao veterinário. Ele andava a queixar-se, coxeava da pata esquerda. Qual não foi o meu espanto quando o médico diz que ele tinha displasia da anca nas duas patas, não bastando uma, são as duas. Senti-me profundamente triste, por ver que o meu cachorro de 8 meses nunca terá uma qualidade de vida como os outros cães. É verdade que esta doença tem mais prevalência nesta raça, o que não estava nos meus planos era que o criador, que supostamente deveria ter feito um teste rastreio à nascença, me vendesse um cachorro com esta doença.Na verdade nem o poderia ter vendido, quanto muito dar. Não que eu não quisesse o Zig, mesmo com esta doença, mas que fosse algo que tivesse decidido por mim própria. Saber que estava a adoptar um cachorro com estas limitações...e nunca que teria de pagar um cêntimo sequer. Irrita-me porque me sinto deveras enganada. O zig já faz parte das nossas vidas e felizmente que temos possibilidades para dar a assistência a esta doença, pois a medicação é dispendiosa.
Com isto pretendo alertar-vos para quando quiserem adquirir um amigo de 4 patas, serem mais atentas/os que eu, porque confiar na honestidade dos outros não é de facto uma opção.
Ao criador ainda lhe espera uma conversa séria. Agora é pensar no Zig e adaptarmo-nos à sua nova condição.

O dicionário dos sabores


Este é o livro que já ando para partilhar com vocês há uns tempos. Tive conhecimento dele através de um blog, e fiquei desde logo com imensa vontade de o ter. Inicialmente foi bastante difícil encontrá-lo, percorri quase todas as livrarias e a única versão que encontrava na net era em inglês.
Já me tinha desligado um bocado do assunto, quando um dia ao "passear" pelo pingo doce o encontrei na secção de livros, por mero acaso. Trouxe-o logo!
Recomendo aos mais curiosos e interessados pelo mundo da cozinha, tem as combinações mais improváveis que possam imaginar. Não tem imagens, e esse facto também o torna especial, porque podemos imaginar todas aquelas combinações "estranhas".


Ainda não tive muito tempo para o ler, só algumas páginas soltas, mas gostei imenso do que vi até agora. Às vezes, antes de me deitar ainda o folhei-o, e já encontrei algumas combinações que gostaria de experimentar. Outras ainda não me convenceram, mas o segredo está aí mesmo, espírito aberto a novas ideias! Porque não tentar? Quem sabe se até não se pode tornar um dos pratos preferidos?!
O livro está muito bem organizado divide os alimentos por grupos: frutos cremosos, citrinos, silvestres, frutados florais, sulfurosos, verdes e herbais, etc..


Se já o tiverem gostava de saber qual a combinação que mais gostaram, ou aquela que acharam mais estranha. Até agora a que me pareceu mais arrojada foi "morcela com chocolate", no entanto, ainda tenho bastante para ler!

p.s: Parabéns ao J., que hoje faz 23 anos!

Cubinhos de frango com molho de soja e mel

Esta receita foi-me passada pela minha amiga R. já há alguns anos. Não me lembro exactamente da primeira vez que ela a cozinhou para mim, mas sei que fiquei deliciada. É uma mistura de sabores intensos, que se combinam tão bem. O doce do mel com o intenso sabor salgado do molho de soja.

O fim-de-semana passado eu e o J. resolvemos fazer para o nosso jantar, pois ele também ficou fã. Ao que parece até nos saímos bem!
A fotografia não ficou tão boa quanto gostaria, mas a falta de luz natural e a fome não me deixaram fazer melhor.


Cubinhos de frango com molho de soja e mel (serve 2)

- 3 peitos de frango
- 2 dentes de alho
- sal q.b
- pimenta q.b
- azeite
- 3 c.sopa de molho se soja
- 1 - 1 1/2 c.chá de mel 

Corte os peitos de frango em cubos. Tempere-os com sal e pimenta. Numa frigideira coloque um pouco de azeite e os 2 dentes de alho. Deixe o azeite ganhar o sabor do alho e de seguida junte os cubinhos de frango. Numa tigela pequena junte o mel com o molho de soja, vá experimentando, acho que também passa bastante pelo gosto pessoal. Quando o frango já estiver cozinhado junte o molho de soja e mel e deixe cozinhar mais 3-5 minutos. Sirva com arroz basmati e uma salada de rúcula.

Para não variar é uma receita bastante rápida. Não fizemos o arroz porque o J. apeteceu-lhe esparguete, mas sabe melhor com o arroz basmati!

maçã, iogurte & canela


Adoro começar assim o dia. Tranquila, com tempo para preparar o pequeno-almoço que me apetecer. Isto é uma grande vantagem do mês de Janeiro. Geralmente levanto-me cedo, não totalmente por opção própria, se assim fosse dormiria mais um pouco, mas para aproveitar o dia e ter tempo para pausas tem  mesmo de ser assim.
Ontem de manhã acordei com um espírito mais saudável, apetecia-me qualquer coisas mais "fresca". Com sabor de Verão e calor. Cortei uma maçã em pedaços pequenos, juntei um pouco de iogurte de coco e polvilhei com canela em pó. Bebi também uma chávena de café com leite e duas tostas com queijo magro.
O pequeno-almoço é de facto a refeição mais importante do dia, convém ter de tudo um pouco, se não vos apetecer cortar fruta de manhã podem optar por um sumo de fruta, o mais natural possível, mas é importante que as vitaminas estejam lá.


Planos para o fim-de-semana? Os meus são bastante limitados, devido ao estudo. Por aqui parece-me que vamos ter um óptimo dia.
Ontem à noite fiz para mim e para o J. uma receita com cubinhos de frango e um molho especial. Receita da minha amiga R., segunda devo partilhar aqui!

Bom fim-de-semana.

Happy birthday!

Parabéns a nós!


Pois é, hoje o blog faz um ano! Foi um ano que de certa forma mudou parte da minha vida, afinal criei um projecto só meu que se manteve e mantém devido ao vosso feedback. Todos os vossos comentários tornaram os meus dias mais felizes e deram-me sempre força para me dedicar mais e mais a este blog.


Por aqui conheci pessoas maravilhosas, comecei amizades, uma infinidade de coisas. Foi durante este ano que começou o meu interesse pela fotografia. Há muito para celebrar!

Obrigada a todos, os que me acompanharam desde o inicio e aqueles que vão aparecendo com o passar do tempo, sempre que tenho um seguidor novo fico super entusiasmada.


Espero durante este próximo ano fazer um trabalho ainda melhor para este continuar a ser um cantinho onde vocês param todos os dias ou de vez em quando. 

UM SUPER OBRIGADA AOS MEUS LEITORES!

p.s: estas foram as fotos que tirei no meu monte no Alentejo quando fui na passagem de ano :)

Janeiro, o mês menos preferido.

Não sei se vou manter esta opinião o resto da minha vida, mas enquanto for estudante tenho a certeza que sim.
Não é mau de todo estar a maioria dos dias longe do stress dos transportes públicos, mas ficar dias e dias em casa, sempre me fez uma certa confusão...então quando é para estudar, enfim...
Tenho a máquina aqui mesmo ao lado, mas não posso passar o dia a usa-la, tenho a cabeça cheia de ideias e receitas novas que queria experimentar, não tenho tempo suficiente para todo o processo que envolve a execução/fotografia.
A única solução será mesmo pensar na contagem decrescente para esta época acabar, afinal "é já" no início de Fevereiro. Ainda este mês o J. irá para fora. Principalmente este ano, não é de todo um mês preferido.



Bom Ano 2012!

Bom ano!Como correu a vossa PDA? Eu fui até à minha casa no Alentejo com 14 amigos e o J. Foram quase 3 dias ,muito animados, conseguimos finalmente juntar-nos todos :)

O blog faz um ano na quinta-feira! Parece que passou bem mais que isso!
Agora estou de volta ao estudo.

Espero que o ano vos corra super super bem! 

"Just think good thoughts"

Follow @ Instagram

Back to Top