OUR lovely breakfasts.

E aqui está o prometido post, com as vossas sugestões de pequeno-almoço, e que deliciosas sugestões! Um super obrigada a todas!

Panquecas de Maça com manteiga

Ingredientes:
1 chávena (150g) de farinha com fermento
1/2 chávena Soro de leite - com metade de iogurte natural e metade de leite
1 ovo batido
1 Maça ralada
20 g de manteiga derretida para pincelr
250 de Morangos para acompanhar
Iogurte natural para acompanhar

Preparação
1. Peneire a farinha para dentro de uma tigela grande.
Faça um buraco no centro. Numa Tigela pequena misture o soro de leite com o ovo e maça. Deite a mistura na tigela com a farinha, Incorpore até ficar bem misturado.

2. Aqueça a frigideira grande em lume médio. Pincele a base com um pouco da manteiga. Use duas colheres de sopa da massa para cada panqueca, e cozinhe por um minuto ou até formar bolhinhas à superfície e a panqueca estiver dourada por baixo. Vire e cozinhe por mais um minuto até ficar dourada. Repita o processo até acabar a massa, pinceralando a base com mais manteiga sempre que necessitar.

Bom apetite pode acompanhar com um batido de morangos e hortelã!

(Receitas do livro: Dias da Mafalda)

 Espremi três laranjas muito doces e pequenas, que deram um sumo muito saboroso. Depois numa tacinha juntei um iogurte natural e alguns ceriais integrais. Lavei uns mirtilos que tinha cá em casa, e adicionei alguns à tacinha de ceriais. Para finalizar, não podia deixar de tomar o meu café Ristretto com muita espuma e três bolachas digestivas para acompanhar. É um pequeno almoço muito leve, fresco e saboroso! :)

 
  Tostas de queijo-creme e mirtilos: Ingredientes:Pão Rústico, Mirtilos, Queijo Creme (tipo philadelphia light), Açúcar Confeiteiro ou Mel.Mãos na Massa: Lavar os mirtilos e escorrer bem. Misturar o queijo-creme com o açúcar ou mel. Barrar o pão com essa mistura e dispôr os mirtilos. Prensar levemente na "tostadeira", até o queijo ficar derretido.

  O meu preferido é bem simples: fruta, torradas e uma bela chávena de leite com café!

Batido de laranja e banana

Sumo de 2 laranjas
1 banana
1 iogurte natural
1 colher sopa de mel

Bater tudo no liquificador e servir :)

  Vira Chapéus
iogurte grego natural (açucarado);
rodelas de banana;
cubos de manga;
framboesas;
mirtilos;
sementes de linhaça moídas;
pólen;
fatia de bolo de laranja

leite de soja com flocos de aveia, amêndoa laminada, goji, sementes de girassol, 3/4 rodelas banana e mel


Queijo branco magro, óleo de girassol pressionado a frio, sumo de limão, uma colher de sopa de mel, 1 banana esmagada, aveia moída na hora no moínho de café.Como frutos secos, usei: avelãs, nozes, sementes de girassol, sementes de sésamo e ameixas secas. Para fruta fresca, usei tangerina.

Breakfast {2}

Mais um pequeno-almoço! Hoje quis variar, misturei cornflakes, granola caseira, banana, maple syrup e canela! Estava deliciosamente reconfortante, como eu gosto. Gostava de experimentar com mirtilos mas não tinha em casa.
Também já me lembrei de fazer french toast, já vi algumas receitas e só as imagens que andam por aí são suficientemente cativantes.
Já recebi alguns emails com os pequenos-almoços, continuem a participar é com muito gosto que os vou partilhar!

February favorites.

Este mês que tive mais tempo livre, as descobertas foram muito maiores! Muitos blogs novos, cheios de fotografias bonitas e receitas muito apetitosas.

.Um dia de cada vez - fotografias de Roma lindas!

.Elephantine - simplicidade e bom gosto, fotografias e receitas.

.Delicious Days - receitas e imagens que abrem muito o apetite!

.Mignon Kitchen - uma loja de artigos de cozinha amorosa.

.What´s for lunch honey? - tem umas receitas de bolos, panquecas e sopas muito boas.

.It´s the little things in life - histórias e fotografias muito inspiradoras.

.Zara Home - colecção Primavera/Verão de artigos de mesa.

.Betelgeuse - fotografias muito bonitas de um país muito bonito, Portugal.

.No Soup For You - adorei as receitas e parece-me que vou adorar o livro!

.On being alone - gostei muito deste post, principalmente por me identificar tanto com ele nesta etapa da minha vida que o J. está longe.

Espero que gostem das sugestões deste mês, tanto quanto eu gostei de as descobrir!
   

Breakfast {1}

Sendo o pequeno-almoço a minha refeição preferida, a qual nunca falho, nem que tenha que me levantar mais cedo. Mesmo naqueles dias em que tenho que me levantar às 5.45 para chagar as 8h à faculdade sei que 10 minutos estão reservados para o meu pequeno-almoço.
Não me lembro de alguma vez ter saído de casa apenas com um copo de leite, sem energia não consigo fazer nada, acho que nem mesmo caminhar daqui até à paragem.
Vou iniciar este capítulo dos pequenos-almoços e depois criar um separador para depois facilitar-vos a pesquisa! Já aqui partilhei alguns que depois também irei colocar juntamente com os que fizer a partir de hoje. Gostam da ideia?
Hoje foi assim: uns morangos frescos, um cappuccino e uma fatia de pão com alface, queijo e fiambre de aves. É um pequeno-almoço completo. Sobretudo para quem faz exercício é muito importante que não saltem este passo.
Tenho um desafio a fazer-vos! Gostava que partilhassem também um dos vossos pequenos-almoços favoritos. Assim faria uma compilação e publicaria aqui. Basta enviarem-me um mail (raspberryessencephotography@gmail.com) com a 'receita' e uma fotografia tirada por vocês até sábado à noite e domingo publicarei aqui as receitas! 
Conto com vocês 

i ♥ shopping!

Pelo título já devem ter deduzido o que aí vem. Pois é comprinhas. Também tenho direito de vez em quando! Foi ainda melhor porque as fiz numa das minhas lojas favoritas. Vintage Bazaar, conhecem? Tem coisas lindas! Até para a casa, artigos de decoração muito vintage.
Hoje de manhã passei por lá, depois de ter ido tomar o pequeno-almoço com os meus avós.
Nunca fui à do Chiado, parece ser muito gira também, mas se tenho uma mesmo aqui ao pé de casa para quê ir tão longe?
A colecção de Verão tem peças muito giras, túnicas florais, casaquinhos de malha que são um mimo e alguns vestidos. Ainda estou à espera que cheguem os macacões, que eu sou super fã!
Tinha lá também uma secção de crianças com vestidinhos amorosos.
Na bijuteria gostei de uns colares compridos em tons dourados e com uns apontamentos de cor.
E na montra estava um cesto de piquenique de fazer inveja, gostei tanto, mesmo como nas fotografias antigas.
Comprei esta túnica e este lenço, o lenço foi mesmo amor à primeira vista! 

Leituras.

Ando a ler o Marley & Eu. Paralelamente vou lendo Julie & Julia e também Frágil de Jodie Picoult.
Já vi o filme do Marley & Eu três vezes: a primeira quando ainda nem sonhava que ia ter um cão, a segunda quando já andava há procura de um e a terceira com o zig bem pequenino ao meu lado. Pode até parecer um filme banal, mas, principalmente para quem tem uma relação próxima com cães, torna-se deveras ternurento. Acho que me vieram as lágrimas aos olhos das três vezes que vi o filme.
Julie & Julia fiquei com a curiosidade depois de ver o filme e quando encontrei a versão pocket achei perfeita para a minha 'leitura de transportes'.
Frágil já estou a ler há mais de um ano, não por não ser interessante, mas por vezes é demasiado intenso...põe-nos a pensar em como agiríamos em situações tão delicadas e o que aparentemente é a opção correcta nem sempre é a escolhida, pelos mais variados motivos e que realmente têm razão de ser.
Estas são as minhas leituras do momento, umas mais assíduas que outras mas já vou a mais de meio nos três!

Pão recheado no forno.

Mais um fim-de-semana que passou. E que bem que soube, com sol então! Não me posso queixar porque ainda tenho uma semana de férias pela frente e se continuarmos com este sol, saberá ainda melhor.
Este fim-de-semana tivemos uma festa aqui em casa e experimentamos uma nova entrada. Aviso já que de dietética não tem nada muito pelo contrário, mas o sabor delicioso e guloso compensa por esse pequeno pormenor. Afinal é apenas uma entrada.
Tentei fotografá-la ainda "inteira" mas o tempo de vir ao quarto buscar a máquina foi suficiente para alguém não resistir.


Pão recheado no forno

. 1 pão saloio com cabeça
. 2 embalagens de queijo mozzarella ralado
. 1 frasco médio de maionese
. coentros
. 2 dentes médios de alho
. oregãos q.b

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela misture o queijo, a maionese, os coentros e os alhos. Quanto os ingredientes estiverem bem incorporados transfira a mistura para dentro do pão saloio ao qual previamente retirou o miolo. Finalize no topo com um pouco de queijo ralado e oregãos. Leve ao forno por aprox 30 minutos ou até o pão dourar e estar estaladiço.

Teve muito sucesso, acredito que se repita nos próximos jantares.
Hoje o dia foi passado na praia, como eu já tinha saudades! Mas, senti sempre uma pequena brisa e, por isso, tive direito a um chocolate quente.

lacinhos no forno com fiambre, espinafres e ovo


Finalmente chegou a sexta feira, para mim foi a quinta porque hoje não tive que ir à faculdade. Hoje está um dia lindo de sol e uma luz muito boa para fotografar, e para a semana as temperaturas vão subir segundo dizem.
Que vos parece uns lacinhos no forno?

Lacinhos no forno com fiambre, espinafres e ovo (serve 4)
. 150g de fiambre
. 150g de presunto
. 8 ovos de codorniz
. 350g de espinafres
. queijo emmental q.b
. 250g de massa de lacinhos
. azeite q.b
. sal e pimenta q.b
. 1 dente de alho
. 1/2 pacote bechamel
. 1 pacote de natas

Comece por cozer a massa de acordo com as instruções da embalagem. Pré-aqueça o forno a 170ºC. Numa frigideira junte o azeite, o alho e os espinafres e tempere com um pouco de sal e pimenta. Cozinhe por uns minutos até reduzirem o seu tamanho, mas não demasiado.Numa tigela misture o bechamel e as natas. Depois de cozer a massa coloque-a num tabuleiro de ir ao forno e por cima junte os espinafres, o fiambre, o queijo, o presunto e a mistura de natas com bechamel. Misture tudo bem e finalize com queijo ralado no topo e com os ovos de codorniz. Leve ao forno por aporx 45min/1h até os ovos estarem cozinhados.

Esta é a minha sugestão de fim-de-semana!
Tenham um óptimo fim-de-semana, o sol vai estar do nosso lado!

'don´t let your dreams just be dreams'

Esta foi a frase do dia para mim! Porque sinto que já ultrapassei este pensamento em alguns pontos da minha vida. Às vezes temos medo de tentar, achamos que é mais provável falharmos do que acertarmos, ficamos inseguros com a receptividade dos outros. Isso leva-nos a adiar sonhos.


Sigam os vossos sonhos, porque toda a dedicação que puserem neles será recompensada! Se gostam de fazer qualquer coisa em específico e acham que sabem pouco do assunto, pesquisem, enviem mails a pessoas que vos inspiram a pedir conselhos, tentem, tentem e tentem, acaba por sair bem! Neste mundo dos blogs (e não só), há de facto pessoas maravilhosas e inspiradoras que um dia também tiveram que aprender e que podem agora ajudar-vos ou simplesmente servirem de inspiração/motivação.


Hoje não há receita, apenas estas imagens e palavras.

Embrulhos de queijo e fiambre com oregãos

Hoje quando cheguei a casa da faculdade tive uma boa surpresa! Espreitem às nove no meu blog e vão perceber do que falo.
Ultimamente tenho tido por aqui muitos leitores novos, comentários amorosos e queria agradecer-vos por tudo isso, as vossas palavras nunca passam despercebidas!
E agora vamos à receita. Ontem fiz para entrada estes embrulhos de queijo e fiambre, e como fizeram sucesso aqui em casa, decidi partilhá-los.


Não são propriamente elegantes, mas são deliciosos!

Embrulhos de queijo e fiambre com oregãos (serve 4)
. 1 queijo de cabra
. 100g de fiambre de perú
. oregãos q.b
. 4 folhas da massa filo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Junte duas folhas de massa filo (geralmente são grandes) e divida ao meio. Repita o mesmo processo para as outras duas folhas. No centro das folhas coloque alternadamente o queijo de cabra e o fiambre e finalize com os oregãos. Junte as quatro arestas em cima como se fosse fazer um embrulhe e prenda com uma linha. Repita o processo para os restantes embrulhos. Leve ao forno por aprox 30 minutos. É importante ir vigiando e virando os embrulhos dentro do forno porque esta massa cozinha muito rapidamente.

Muito simples, demorei mais tempo a conseguir fechar os embrulhos do que a executar o resto da receita. Espero que gostem!

Happy Valentine´s Day!


Paragens por Lisboa :: Lost In


Lembram-se de no post passado ter falado do Lost in? O Lost in é um bar/esplanada localizado perto do Príncipe Real em Lisboa e que tem uma vista linda sobre a nossa cidade! Para além disso tem um óptimo ambiente, super tranquilo. Têm um menu recheado de coisas boas, sejam para quem prefere almoçar de faca e garfo ou quem opte por algo mais leve como uma tosta ou uma salada.


Aconselho para todos aqueles que procurem sítios um pouco diferentes diferentes, com um ambiente mais acolhedor e uma decoração muito original, adorei os chapéus!


Espero que tenham gostado da sugestão!

Passeios por Lisboa.


Não tenho muito o hábito de ir até Lisboa passear. Não por achar que não temos uma cidade suficientemente bonita, mas porque tenho preguiça de andar nos transportes públicos. Já lá vão 4 anos de faculdade e com isto 4 de transportes, uma média de 3h por dia, ida e volta. Assim que fico de férias é a primeira coisa que penso, que vou ter uma folga dos transportes!
Bom, mas que mais me podia levar a Lisboa que não fosse o meu gosto pela fotografia? Então lá fomos, eu e a R. Pegámos nas máquinas e subimos até ao Príncipe Real. Parámos um pouco antes do Príncipe Real e fomos até ao Lost In. Mas esta história fica para outro dia.


Foi uma tarde daquelas que já não tinha há algum tempo. Não é muito comum ter amigas que partilhem esta mesma paixão que eu, por isso, este facto tornou a tarde de ontem especial.


Mais uma vista maravilhosa, com o pôr-do-sol então...
Já estava bastante frio por esta hora, mas já dizia a minha avó 'quem corre por gosto não cansa'!


Salada de laranja e queijo de cabra


Dando continuidade ao queijo de cabra, fiz uma salada de laranja e queijo de cabra.
Usei o que tinha por aqui. Gostava de ter acrescentado umas amêndoas torradas, mas não tinha...fiquei-me pelas sementes de sésamo e os oregãos.


Fiz um molho de azeite, vinagre balsâmico e mel para temperar a salda e acompanhei com umas tostinhas de queijo e oregãos que levei ao forno por alguns minutos.


Ainda procurei algumas receitas, mas depois optei por fazer com o que tinha. 
Mas, apesar de não ter encontrado uma receita de salada de inverno, encontrei várias de empadas de frango e fiquei com vontade de fazer uma. Só ainda não sei se vou fazer várias pequenas ou uma grande.


E com isto tudo ainda não dei fim ao queijo de cabra! Estou a pensar fazer umas mini tartes com pêra e queijo de cabra, que acham?


Poached egg & goat´s cheese


Já andava a folhear o livro de Sophie Dahl há uns tempos. E inspirada numa das receitas de pequeno-almoço de Outono criei esta. Parece soft, mas é intensa. 
Adoro queijo de cabra. No pão, no forno com azeite e oregãos, ou mesmo incluído num prato.


Poached egg & goat´s cheese (serve 1)

- 1 ovo
- 4/5 rodelas de queijo de cabra
- 100g de espinafres
- 5 fatias de bacon
- 1 dente de alho
- azeite q.b
- pimenta q.b

Comece por preparar os ingredientes: corte o queijo em rodelas e as tiras de bacon em pedaços mais pequenos. Coloque um tacho com água e espere até a água ferver. Numa frigideira, coloque o azeite, o dente de alho e o bacon. Deixe o bacon alourar e em seguida junte os espinafres e deixe-os reduzir. Quando a água já estiver a ferver coloque o ovo e aguarde aprox. 3 minutos. No prato coloque primeiro a mistura de espinafres e bacon, seguida das fatias de queijo de cabra e finalmente o ovo escalfado, Tempere com pimenta a gosto. Acompanhe com pão de cereais.


Soube-me deliciosamente bem. O salgado do queijo e do bacon em contraste com a 'suavidade' dos espinafres e do ovo. É mais uma receita reconfortante para um dia frio.

Depois desta receita, fiquei com vontade de uma salada 'reconfortante', vou pensar numa receita, juntar os ingredientes que mais gosto e criar! Vocês têm a 'vossa' salada de Inverno?

morangos e mais umas palavras.


Hoje entrei de férias. Já esperava por este dia há uns dias. Ter finalmente tempo para fazer as coisas que mais gosto. Pegar na minha máquina, sair de casa e só voltar a noite. Abrir um livro de receitas, passar pelo supermercado e cozinhar o que me apetecer. Ou então só para ficar mais uma ou duas horas na cama.
Ainda não tinha sequer entrado de férias e já tinha programadas mil e uma coisas. 
Um café aqui, outro ali.


A minha avó trouxe-me morangos. Agora não é o tempo deles, mas eu adoro morangos. Canso-me rapidamente das laranjas, das pêras e das maçãs. Os morangos e as framboesas são os meus frutos preferidos. Seja em compota, bolos, com iogurte, numa salada ou simplesmente ao natural...sabem sempre bem.


Vocês têm uma fruta preferida? 
Estas foram as fotografias que tirei no sábado de manhã, decidi tentar captar a sua beleza natural, pelo menos aquela que me transmitem. Cada vez gosto mais desta tábua, e cada vez gosto mais da sua cor natural.




Vou vasculhar os meus livros de receitas, os meus apontamentos dispersos e amanhã rumo à cozinha!

Sopa de feijão branco com repolho


Há dias assim. Dias em que me apetece um almoço mais saudável. Mas confesso que não é sempre assim. Às vezes apetecem-me mesmo umas batatas fritas caseiras! Mas hoje, não foi um desses dias. Hoje contentei-me com uma sopa cremosa de feijão branco e repolho e uma fatia de pão com requeijão polvilhado com oregãos e um pouco de pimenta.


Hoje usei pela primeira vez a "tábua" que a minha amiga MJ me enviou do Porto! Pensei inicialmente em pintá-la de branco e ainda não desisti da ideia, mas hoje quis usá-la assim mesmo, ao natural. E gostei do resultado! Obrigada MJ!

É verdade que me sinto animada, pois segunda-feira entrarei de férias por alguns dias, poucos mas serão muito bem aproveitados!


A sopa não tem muito que se lhe diga. Base normal com feijão branco, cebola e alho. Depois varinha mágica e um pouco de repolho! Bom, eu gosto imenso de queijo...por isso, já no prato ralei um bocadinho de queijo da ilha.

Para ti.

Hoje é um dia especial aqui em casa. É o aniversário da minha mãe! Aproveitamos para ir almoçar até à praia, a uma das nossas esplanadas favoritas. Soube-me tão bem! Adoro ir à praia, e no Inverno o mar tem outro brilho, não consigo traduzir bem em palavras...é simplesmente diferente.


Espero que a semana esteja a correr bem, o fim-de-semana está quase aí :)

Um beijinho especial para ti hoje!

Follow @ Instagram

Back to Top