food diary
Quiche de atum, cogumelos, curgete e espinafres
1/23/18
Hey :) De volta de uns dias (quase) off com as minhas pessoas! Soube tão bem este break logo no início do ano para sossegar um pouco das últimas semanas freneticamente festivas de jantares e saídas quase diários. Vai-se lá saber porquê toda a gente faz anos em Janeiro!
Hoje partilho aqui uma receita que fiz na semana passada, daquelas que fazemos com o que houver e no fim até nos surpreendem pela positiva.
O que precisas?
- 1 cebola
- 1 embalagem de cogumelos frescos
- 1 curgete
- 2 mãos cheias de espinafres
- 2 latas de atum em azeite
- 1 natas (usei light)
- 2 ovos
- 1 embalagem de massa quebrada
- 2 colheres de chá de mozzarella ralada
- oregãos
- sal qb
- pimenta moída de fresco qb
- azeite
Aqueci o azeite na frigideira, adicionei a cebola e deixei cozinhar uns 2 minutos. De seguida juntei os cogumelos que cozinharam mais 5 minutos e, por fim, juntei a curgete e os espinafres. Numa tigela pequena bati os 2 ovos com as natas e adicionei os temperos. Juntei a mistura de ovos à mistura de legumes e deixei cozinhar alguns minutos mexendo sempre. A massa quebrada coloquei no forno pré-aquecido a 180º 3 minutos sem recheio e retirei. Por fim coloquei o recheio na massa, polvilhei com a mozzarella e os oregãos. Voltei a colocar no forno uns 20-30 minutos, vão estando atentos.
É uma receita bem simples e dá para usar todos os legumes que gostarem, eu fiz com o que precisava gastar. Adoro quiches, especialmente no Inverno depois do prato de sopa, fico bem aconchegada.
Quem tiver sugestões boas para partilhar deixe em baixo nos comentários :)
comfort food // Espinafres + Batata e Ovo
1/9/18
Bom dia!💦 Por hoje já apanhmos a nossa molha no passeio matinal, apesar do guarda-chuva e tudo mais o vento deu o seu ar de graça. Nestes dias fico ainda mais grata por poder trabalhar a partir de casa, há algumas coisas pendentes para terminar.
Já há algum tempo que não partilho por aqui receitas, a verdade é que esta também não sei se merece ser chamada de receita, mas antes rentabilização de sobras! Aqui em casa tentamos fazer desperdício zero e o almoço de ontem foi um bom exemplo disso. Foi algo improvisado no momento com as sobras e os legumes que precisavam ser usados. Ficou uma refeição mesmo no mood de comfort food e deixou-me bem satisfeita. É simples e rápida e só tem coisas boas!
O que precisas?
- 1 cebola roxa pequena
- 2 mãos cheias de espinafres
- 1 batata e meia cozida
- 1 ovo
- sal qb
- pimenta moída de fresco qb
- azeite
Aqueci o azeite na frigideira, adicionei a cebola e deixei cozinhar uns 3 minutos. De seguida juntei a batata cozida cortada em cubinhos e os espinafres. Temperei com um pouco de sal e pimenta. Por fim adicionei o ovo no topo da mistura e deixei cozinhar uns 4 minutos.
Já agora aproveito para dar algumas dicas para este tipo de fotografias. Não precisamos gastar muito dinheiro para conseguir fazer fotografias bonitas e apetitosas.
Partilho aqui o que usei também:
- Foto tirada em cima da minha cama (capa de edredom do Ikea)
- Tabuleiro da casa da minha avó (tem mais anos que eu, ninguém o queria eu achei o máximo!)
- Prato, comprei no supermercado há uns bons anos e custou-me 1€
- Garfo é da zara home, também já tem alguns anos e comprei nos saldos dos saldos, custou 1,99€, e só comprei mesmo um!
- Caderno é do Lidl
- Livro de receitas ( eu usei o Dicionário dos Sabores, porque queria algo com páginas sem brilho e sem imagens)
Muitas vezes uso também flores frescas, por norma são compradas no Mercado de Tires a um valor bastante acessível, dispenso arranjos, compro logo o molho.
Não é preciso comprar loiças super caras ou outros acessórios para se fazerem composições bonitas, vale-nos muito a imaginação!
Amazing things going on in my instagram! Go and check it out!
Much love,
Healthy Granola // Delicious recipe
3/21/17
Bom dia ☀ Vamos terminar esta manhã com uma receita saudável? Já há algum tempo que faço granola caseira, por vários motivos entre eles o facto de ficar mais económico e também de ser mais saudável. A maioria das granola vendidas em supermercado têm uma quantidade de açúcar assustadora, eu sei que são deliciosas mas de saudáveis têm pouco. Com isto não digo que não existam já à venda granolas saudáveis, mas provavelmente ficam ainda mais caras que as outras. Por isso, mãos à obra! Já para não falar que fazer granola aromatiza a casa instantaneamente. 🍯
Ovos mexidos com salmão fumado // delicious recipe
1/13/17

E já chegamos à sexta-feira, parece que estas primeiras semanas do ano têm passado a voar no meio de tanta novidade e projecto. ❤
Por aqui o mood de Inverno tem-me levado a experimentar petiscos quentinhos. Confesso que quando era mais nova não apreciava salmão fumado, sempre me fez uma certa confusão comer certas coisas cruas ou meio cruas. O ano passado decidi dar uma oportunidade ao salmão fumado e não é que fiquei viciada? Quem diria! O J. continua a não ser muito fã e por isso normalmente como sozinha e ao almoço quando muitas vezes estou sozinha.
Avocado & poached eggs // delicious recipe
12/20/16
Este deve ser dos meus mais recentes vícios. É um refeição ultra rápida e versátil, depende apenas de como a preparamos. Pode ser um pequeno-almoço, um almoço ou um jantar. Neste dia foi um almoço e por isso acrescentei mais alguns detalhes de sabor.
comfort food // daily life
11/1/16
Yes, Autumn season just arrived! I love this time of the year, because we still have some sunny days, but at the same time all the flavors and smells just seem more homemade and comfort. Apple, cinnamon, friends brunches, tea meetings and scones with raspberry jam (my favorite!)...they are enough to make me happy.
apple, cheese & ham sandwich
11/8/11
Mais um dia chuvoso e mais uma greve da cp. Lisboa estava uma confusão esta manhã. Felizmente que pude ficar por casa.
Gosto de ficar sozinha em casa, o zig dorme a tarde toda e eu tenho o tempo suficiente para fazer as minhas coisas!
Gosto de receitas simples, que não me prendam muito tempo na cozinha pelo menos aquelas que faço durante a semana.

Adoro comer sandes e adoro ainda mais inventá-las. A última combinação foi esta, acompanhada com um galão, foi um dos meus almoços em frente ao computador a editar fotos. Porque às vezes o tempo torna-se difícil de gerir...
É muito simples de fazer: 2 fatias de pão, 2 de queijo, 2 de fiambre de perú e meia maçã às rodelas. Um pouco de manteiga em cada fatia de pão e tostadeira. No fim só polvilhei com oregãos.
Qual a vossa combinação preferida?
Fim-de-semana, leituras e panos de cozinha
10/30/11
Este título pode até sugerir um fim-de-semana algo sereno, mas na realidade o tempo de leitura foi mais virado para as aulas de química, juntando ao facto de estar constipada não é cenário mais confortável. Mas nem tudo é mau. O meu irmão veio este fim-de-semana e a minha mãe ontem fez panquecas para o lanche, estas foram as duas melhores partes!

Sempre que vou a um centro comercial gosto de ir até à livraria e ver as novidades nos livros de cozinha. Da última vez não tinha ficado muito satisfeita com as novidades e já estava quase de saída quando por mero acaso olho para os livros de bolso e descubro este. Escusado será dizer que não pensei duas vezes, fui directa à caixa.
Mas não é só...à uma semana atrás, enquanto passeava com a minha amiga P. pela Zara Home descobri um conjunto de 2 panos de cozinha muito giros, este é um deles. Esta loja é para mim uma perdição, gosto bastante!

O garfo também adquiri lá. Há lá imensos artigos de cozinha e alguns até mesmo decorativos, com vários preços de uma forma geral acessíveis.
Hoje enquanto lia alguns dos meus blogs preferidos, encontrei esta receita, que fiquei de imediato com vontade de experimentar, brioche de canela!
Tenham um bom domingo.
Fim-de-semana na Serra da Estrela, Piodão - Parte III
10/25/11
Finalmente a terceira e última parte do nosso fim-de-semana! tenho andado um pouco mais ocupada estes dias, daí só agora ter tempo para concluir esta história...

A minha mãe diz que me levou lá quando eu era pequena, mas eu não me recordo de nada disso. Por isso, foi como se tivesse sido a primeira vez que visitei o Piodão. Adorei as casinhas, parece tudo "de brincar"...todas feitas de pedra, as portas e as janelas de azul claro, muitas flores, e muitos hábitos tradicionais. Quando comecei a olhar para os pormenores tive a sensação que recuara não sei quantos anos, formas de viver que achava que eram do "tempo das avós".

Passeamos pelas ruas e confesso que aquelas subidas são um bom exercício! E como não podia deixar de ser trouxemos um queijinho e que bom que ERA. Lembro-me que fiquei super admirada com as sandes que faziam no café onde compramos o queijo. De presunto e queijo de ovelha, muito bem recheadas!
A paisagem é muito gira, e ver aquele conjunto de casinhas ao longe é...vejam por vocês!

Pena que a igreja estava para remodelações, pelo que me pareceu vai ficar muito bonita, mas gostava de ter entrado para ver.
E quem ainda não foi até lá, lanço-vos o desafio de irem porque vale a pena!
food diary {day 13}, {day 14} & {day 15}
10/18/11
Escusado será dizer que este fim-de-semana na Serra teve muitos deslizes gastronómicos. Eu adoro o queijo da Serra, o queijo de ovelha do Piodão, adoro quase todos os queijos. Na verdade são poucos os dias que passo sem comer queijo. De manhã o pão era sempre fresquinho e o queijo combinava na perfeição. Ao lume estava o café a fazer naquelas cafeteiras antigas.
Não sei bem quantas vezes comi o pão com o queijo...mas foram algumas.
Este foi o dia de regresso, pois o jantar foi bem mais leve mas não menos delicioso. Desta vez foi o meu pai a fazer o caldo verde e estava óptimo!
Ontem o jantar foi o bacalhau com natas da minha mãe que fica sempre tão bom e que me faz sempre querer repetir.
Foram assim os meus dias, mais calóricos que o normal, mas valeu a pena!
food diary {day 11}, {day 12}
10/16/11
Estou de regresso do meu fim-de-semana saudável. Não sei se lhe posso chamar gastronomicamente saudável, mas por lá o ar era puro! Hoje não venho para contar os pormenores, isso fica para amanhã.
Hoje venho actualizar o meu food diary.

Adorei o jantar deste dia. Já tinha visto num café que costumo frequentar esta salada. Achei curioso ver os cogumelos frescos sem serem cozinhados na salada e decidi experimentar. Estava óptima e acompanhada com as tostinhas com azeite e oregãos feitas no forno soube ainda melhor.

Adoro os bifes com molho de mostarda! Não é propriamente o jantar mais dietético, mas de vez em quando também não faz mal.
Amanhã é dia de trabalho/aulas, estou de volta á rotina, infelizmente.
food diary {day 7}, {day 8}, {day 9}, {day 10}
10/13/11
Agora volto para actualizar o meu {food diary}...Foi uma semana razoavelmente saudável. Amanhã estou de partida para a Serra da Estrela, para passar o fim-de-semana com o João. Pão fresco e ar puro. Já tenho algumas saudades, depois de um Verão que me deu pouco descanso e pouco ar puro. Segunda voltarei com novidades e com algumas fotografias.

Desejo-vos um óptimo fim-de-semana!
food diary {day 6}
10/9/11
hello there! having a great weekend? my brother moved today to Covilhã. i´m not in a very good mood. i´ll miss him.
Another thing i must tell you, i´m not having time for everything: photography, recipes, translations...two blogs. you understand me. i´m on master´s degree right now and i need time to focus on my sutdy at least in the next two years. in order to do everything well i think i´ll just post in portuguese, it is easier for me. i´m sorry for this, specially non portuguese readers. this is a very important moment in my life.
Olá, estão a ter um bom fim-de-semana? o meu irmão mudou-se hoje para a Covilhã. Não estou propriamente no auge do humor, acho que vou ter saudades.
Outra coisa que queria dizer-vos, não estou a conseguir ter tempo para gerir tudo: fotografia, receitas, traduções...2 blogs. vocês percebem-se. estou agora no mestrado e preciso mesmo de me focar no estudo, pelo menos nos próximos 2 anos. para conseguir fazer tudo bem vou passar a fazer os posts só em português, será mais fácil para mim. desculpem-me por isto, especialmente os meus leitores que não são portugueses, mas este é realmente um momento importante na minha vida.

food diary {day 5}
10/8/11
saturday, a totally relaxing day for me. some study time but it´s ok.another food diary, this time with a birthday dinner! i tried to choose the healthier pizza.
sábado, um dia de total descanso para mim, com algum estudo pelo meio, mas isso já não me faz confusão. mais um food diary e com direito a um jantar de anos! tentei escolher a pizza mais saudável que havia.

food diary {day 4}
10/7/11
friday, finally. i love weekends, we all love right? i´m having a birthday party tonight, so i suppose my food diary for tonight won´t be healthy, sorry. i promisse next week i´ll try my best to have healthier meals!

sexta, finalmente! eu adoro fins de semana, aliás acho que todos adoramos não é? hoje tenho uma festa de aniversário, mais um food diary menos saudável. mas prometo que para a semana me vou esforçar ao máximo para melhorar esse pormenor.

food diary {day 3}
10/6/11
...and now my food diary, healthier than yesterday! & what about you? have you eaten in a healthy way lately?

...e agora o meu food diary, desta vez mais saudável! e vocês? têm comido de uma forma saudável?

food diary {day 2}
10/5/11
good morning lovely readers! oh it feels so good this holiday, but i have to study.
here we are for the second day of food diary. god i ate much more than i should, but yesterday was a kind of party day, so i have an excuse.
yesterday we posted weekend {five} on live & love your photography, time goes by...

Bom dia! este feriado sabe mesmo bem, é pena é ter que estudar. já vamos no segundo dia do food diary. Ontem comi bem mais do que devia, mas visto que foi um dia mais ou menos de festa tenho desculpa.
Ontem já fizemos o post weekend {five} no live & love your photography, como o tempo passa...
food diary {day 1} & mix salad recipe
10/4/11
Tomorrow it´s holiday for us! well, as i said yesterday, today i´m starting my food diary & i have a recipe too! i hope you enjoy this new project because i´m excited!
so, what do you think? am I eating too much?
well,today i´m sharing my mix salad recipe, good flavors in a healthy way.

Mix salad
(serves 1)
- ½ tomate/tomato
- alface/ lettuce
- ½ maçã/ apple
- 1 ovo/ egg
- ½ lata de atum/ can of tuna
Molho: azeite, vinagre, mostarda dijon, oregãos
Dressing: olive oil, vinegar, dijon mustard, oregano
Cut all ingredients into small pieces and mix everything.
Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos e misture.

Subscribe to:
Posts (Atom)











