ovo/ egg
Torta de laranja.
4/8/12
Pediram-nos, a mim e ao J, para fazermos uma torta caseira de laranja e nós aceitamos o desafio. Com algum receio, pois fez parte da mesa de Páscoa e era a nossa primeira experiência em tortas.
Mas com muito orgulho vos digo que não nos saímos nada mal. O ponto alto desta receita foi mesmo transportar a torta do pano onde a enrolamos para a travessa de servir, mas correu tudo bem!
Torta de laranja
- 7 ovos
- 80g de manteiga sem sal
- manteiga para untar
- 2 laranjas
- 300g de açúcar
- 1 c.chá de farinha
- papel vegetal
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga um tabuleiro de ir ao forno. Cubra o tabuleiro com papel vegetal e volte a untar. Raspe as 2 laranjas e recolha também o seu sumo. Numa tigela misture o açúcar, a farinha, os ovos, a raspa, o sumo e manteiga e bata com uma velocidade baixa na batedeira durante pouco tempo. Verta a mistura para o tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 20-25 minutos. Prepare um pano de cozinha polvilhado com açúcar e assim que tirar a torta do forno coloque-a nesse pano e enrole-a. Deixe repousar um pouco e, finalmente passe-a para uma travessa de servir. Pode servir com rodelas de laranja.
E pronto foi esta a nossa contribuição de Páscoa, espero que gostem!
Bonne Pâques!
Fritata de tomate cherry com queijo mozzarella.
3/9/12
Depois de pensar em mil e uma refeições rápidas e saudáveis para o almoço de segunda, decidi-me por esta. Já tinha falado aqui em trazer-vos refeições mais leve, próprias das estações que se aproximam.
Nada melhor que uma fritata acompanhada de uma deliciosa e fresca salada! Que vos parece?
Fritata de tomate cherry com queijo mozzarella (serve 1)
. 2 ovos
. 1.sopa de leite
. sal
. 4 tomate cherry cortados em metades
. 1/2 mozzarella de bufala
. queijo parmesão para polvilhar
. oregãos para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa frigideira deite um pouco de azeite e junte os ovos previamente misturados com o leite e temperados com um pouco de sal. Deixe cozinhar aprox 1 minuto e junte os tomates cherry e o queijo mozzarella. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno. Deixe no forno por aprox 30 min ou até dourar. Sirva com oregãos.
Para acompanhar a minha fritata fiz uma salada de rúcula, rabanetes e azeitonas verdes. Pode também acompanhar com uma fatia de pão rústico.
Soube-me mesmo bem. Estava sozinha em casa com o Zig portanto foi um almoço bastante tranquilo.
Sou uma apaixonada por fritatas desde a primeira vez que experimentei, depois de ter visto o programa de Sophie Dahl. Troco qualquer ovo mexido, estrelado, cozido ou escalfado por uma bela fritata, serão as magias do forno que lhe dão aquele sabor diferente?
lacinhos no forno com fiambre, espinafres e ovo
2/17/12

Finalmente chegou a sexta feira, para mim foi a quinta porque hoje não tive que ir à faculdade. Hoje está um dia lindo de sol e uma luz muito boa para fotografar, e para a semana as temperaturas vão subir segundo dizem.
Que vos parece uns lacinhos no forno?
Lacinhos no forno com fiambre, espinafres e ovo (serve 4)
. 150g de fiambre
. 150g de presunto
. 8 ovos de codorniz
. 350g de espinafres
. queijo emmental q.b
. 250g de massa de lacinhos
. azeite q.b
. sal e pimenta q.b
. 1 dente de alho
. 1/2 pacote bechamel
. 1 pacote de natas
Comece por cozer a massa de acordo com as instruções da embalagem. Pré-aqueça o forno a 170ºC. Numa frigideira junte o azeite, o alho e os espinafres e tempere com um pouco de sal e pimenta. Cozinhe por uns minutos até reduzirem o seu tamanho, mas não demasiado.Numa tigela misture o bechamel e as natas. Depois de cozer a massa coloque-a num tabuleiro de ir ao forno e por cima junte os espinafres, o fiambre, o queijo, o presunto e a mistura de natas com bechamel. Misture tudo bem e finalize com queijo ralado no topo e com os ovos de codorniz. Leve ao forno por aporx 45min/1h até os ovos estarem cozinhados.
Esta é a minha sugestão de fim-de-semana!
Tenham um óptimo fim-de-semana, o sol vai estar do nosso lado!
Poached egg & goat´s cheese
2/7/12

Já andava a folhear o livro de Sophie Dahl há uns tempos. E inspirada numa das receitas de pequeno-almoço de Outono criei esta. Parece soft, mas é intensa.
Adoro queijo de cabra. No pão, no forno com azeite e oregãos, ou mesmo incluído num prato.

Poached egg & goat´s cheese (serve 1)
- 1 ovo
- 4/5 rodelas de queijo de cabra
- 100g de espinafres
- 5 fatias de bacon
- 1 dente de alho
- azeite q.b
- pimenta q.b
Comece por preparar os ingredientes: corte o queijo em rodelas e as tiras de bacon em pedaços mais pequenos. Coloque um tacho com água e espere até a água ferver. Numa frigideira, coloque o azeite, o dente de alho e o bacon. Deixe o bacon alourar e em seguida junte os espinafres e deixe-os reduzir. Quando a água já estiver a ferver coloque o ovo e aguarde aprox. 3 minutos. No prato coloque primeiro a mistura de espinafres e bacon, seguida das fatias de queijo de cabra e finalmente o ovo escalfado, Tempere com pimenta a gosto. Acompanhe com pão de cereais.

Soube-me deliciosamente bem. O salgado do queijo e do bacon em contraste com a 'suavidade' dos espinafres e do ovo. É mais uma receita reconfortante para um dia frio.
Depois desta receita, fiquei com vontade de uma salada 'reconfortante', vou pensar numa receita, juntar os ingredientes que mais gosto e criar! Vocês têm a 'vossa' salada de Inverno?
Pizza de atum, cebola e ovo cozido
1/27/12
Esta foi a pizza que fiz com a minha mãe na quarta à noite. A base da pizza é caseira mas também se pode comprar já feita, se bem que caseira tem outro sabor...e aqui em casa costumamos usar farinha integral misturada com a não integral. Fica com um sabor muito particular, mas bom!
Geralmente sigo a receita do livro "Dias com Mafalda" para fazer a massa caseira adaptando para a minha massa semi-integral.
Após estender a massa e de a polpa de tomate já estar pronta, deitei-a por cima da massa e temperei com um pouco de sal, pimenta e azeite. De seguida juntei o queijo ralado e cebola às rodelas e levei a pizza ao forno. Numa tigela misturei o atum e alguns piclkes cortados em pedaços pequeninos. Cozi os ovos. Finalmente, após a pizza sair do forno, juntei o atum com os pickles e as rodelas de ovo cozido e temperei com umas gotas de vinagre balsâmico. Optei por fazer assim , porque eu não gosto muito do atum cozinhado ou quente.Além disso fica com um aspecto bastante mais fresco. Servi com umas folhas de rúcula.
Por hoje é tudo, tenham um óptimo fim-de-semana!
Tarte de espinafres e mais umas coisas.
11/13/11
Está passado mais um fim-de-semana. Com muita chuva e até trovoada. Entre filmes, sonhos (sim aqueles do Natal) e algum estudo, foi assim que passei o meu fim-de-semana.
Cá em casa temos muito o hábito de fazer tartes, doces ou salgadas, com carne ou vegetarianas. A minha preferida continua a ser a de espinafres e queijo. São receitas rápidas para um jantar saudável, depois de uma deliciosa sopa.
Esta não foi excepção à regra: leva espinafres, queijo fresco, milho, bacon, natas, ovos, sal e pimenta. A base é de massa quebrada, à venda em todos os supermercados. Depois vai ao forno por aproximadamente 40 min a 180ºC. Simples não acham?
Para doce, a de maçã é a minha eleita! Mas com massa caseira de preferência, acho que é importante quando de tratam de tartes doces.
Acho que já referi várias vezes aqui no blog que levo sempre comida de casa quando tenho de almoçar pela faculdade. Esta semana num dos dias levei esta sandwich de fiambre de perú, tomate cereja e ovo cozido. Se a tivesse comido em casa tinha acrescentado um pouco de mostarda dijon, mas para levar é preferível sem molhos.
E o vosso fim-de-semana como correu?
Subscribe to:
Posts (Atom)



