Trabalhar em casa
11/28/17
Bom dia! Finalemente uma semana com chuva 💦
Já há algum tempo que penso em escrever um post sobre este assunto. Não que tenha uma vasta experiência, mas um ano depois de ter assumido a minha decisão e ter estado a trabalhar a partir de casa, já tenho algumas experiências e conclusões a partilhar.
Num primeiro relance e aos olhos dos outros, trabalhar a partir de casa é uma sorte porque "fazes os horários que queres", "podes ir à praia quando quiseres", "podes levantar-te às horas que quiseres", "podes faltar quando quiseres"...e podia estar aqui uma manhã inteira a enumerar as "minhas bençãos". Não é bem assim certo? No entanto, sinto-me previligiada por ter feito a escolha que fiz e me sentir feliz com ela.
Dependermos APENAS de nós pode ser por vezes assustador. Auto-disciplina, organização e foco são palavras de ordem. E ninguem está lá para chamar à atenção nos dias em que há espaço para a desmotivação, nos períodos em que a criatividade mora no continente ao lado.
É sem dúvida bom ter alguma liberdade, quer para tratar de assuntos pessoais durante a semana, quer para ir ao médico sem stressar com os horários do trabalho, mas é uma liberdade que pode tornar-se traçoeira se não lhe impusermos algumas arestas como limites. Não devemos abusar da nossa suposta liberdade, saber dizer não é o primeiro passo. Nem sempre vão entender, uma vez que "podes fazer depois, és tu que fazes os teus horários". Não te chateis nem leves a peito esta desvalorização, a maioria das vezes não é por mal, as pessoas só levam tempo a perceber o teu novo trabalho.
O que as pessoas se esquecem sobre quem é freelancer:
- Sobretudo nos primeiros anos, o conceito de férias é muito confuso, se formos a ver bem, não chegamos aos dias de férias aprovados pela lei (ninguém nos proibiu, faz parte!)
- Não ter preocupações quando deixamos a cadeira da secretária é também uma miragem
- Trabalhar fora de horas uma série de vezes
- Resolver questões também fora de horas
- Para pessoas como eu que trabalham mesmo sozinhas, tentar entender um pouco de tudo: marketing, gestão de contas, design...
- Não ter ordenado fixo
- Espírito de inovação estar sempre presente, porque são os nosso clientes antigos e novos que fazem o nosso negócio ser possível
- As outras pessoas acharem porque és da família ou amigo do amigo tens de fazer desconto ou mesmo à borla. Algumas quase acham ser uma obrigação
De certeza que quem é freelancer tem mais algumas coisas a acrescentar a esta lista.
Eu não mudaria nada. Não trocava o que tenho pelo meu passado. Mas, é preciso que os outros percebam e aprendam a respeitar que todos os trabalhos sejam eles com contrato ou por conta própria têm vantagens e desvantagens, e que ninguém é menos ou mais. São escolhas. Acarretam riscos, como tanta coisa na vida. Nada é certo, é ir vivendo um dia de cada vez e fazer o melhor que conseguirmos.
É uma questão de equilíbrio. Parece cliché, mas é um facto.
Nós somos os nossos próprios chefes. E devemos saber ceder quando é preciso ceder, mas também devemos saber quando é preciso focar sem distracções alheias. O que eu faço é planear as novas semanas na sexta-feira anterior e tento cumprir o plano à risca. As tuas amigas vão todas à praia? Pois, saberia bem uma tarde de praia, é preciso que avalies, quando é que que vais cumprir o que te propuseste a fazer nessa tarde, ou quem sabe até tenhas trabalho adiantado. Caso contrário, é sensato ficar a trabalhar, deves tentar cumprir os teus horários e metas. Só assim podes ir construindo algo sólido ao longo do tempo, não podes encarar como uma brincadeira o que é o teu sustento.
Fazer o que se gosta é de facto e melhor do mundo.
Alguem com experiências para partilhar?
Amazing things going on in my instagram! Go and check it out!
Much love,
MJ & B // IN LOVE
11/24/17
Bom dia ☕ Hoje a euforia da malta é toda com a Black Friday, mas como a impaciência para confusões é uma característica minha, provavelmente hoje nem sairei de casa. Com uma galeria ainda para preparar, haverá muito que fazer. Para contrabalnçar este consumismo que se vive hoje pensei que partilhar uma história de amor poderia ajudar, afinal o melhor do mundo, o amor, não está à venda.
Esta foi uma sessão in love improvisada no nosso fim-de-semana em família no Alentejo. Com esta luz não foi possível resistir e estes dois muídos giros alinharam na aventura!
Amazing things going on in my instagram! Go and check it out!
Much love,
Uma manhã por Sintra
11/20/17
Foi este Sábado passado. Já durante a semana tinha andado a pensar no assunto que raramente verbalizo. Todo este amor entre mim e a fotografia começou por puro gosto e sem qualquer perspectiva de negócio futuro, as coisas simplesmente foram acontecendo. Nem comecei a fazer sessões por iniciativa própria. Foi a Sofia, a minha primeira cliente que mesmo sem saber me deu o empurrão. Na altura disse-lhe a verdade, que nunca tinha feito uma sessão a sério, e, mesmo assim, ela quis que fosse eu. Foi a minha primeira família, nunca me esquecerei deles!
Tudo isto para dizer que, às vezes, tenho saudades de ser só eu, a minha máquina e o imprevisto, sem resultados finais em mente, sem nada pensado, go with the flow!
Acordámos cedo, o J foi passear Zig, tomámos o pequeno-almoço (sim na cama, sempre que possível gostamos desse mimo partilhado) e seguimos até à Vila de Sintra sem planos.
Assim que estacionámos, esbarrei nesta loja que é assim um amor! Pelo menos é a minha cara, com muita cor, super energia positiva e atenção ao detalhe. Entra-se e é um conforto. Super acolhedor o ambiente em si. Chama-se Pó de Arroz, e dispensa apresentações, mas ainda assim não resisto em partilhar um pouco deste cantinho.
E este caça sonhos?! 💕 De sonho mesmo! Acho que foi assim a peça que me conquistou a 500%!
Seguimos até à Piriquita para dividirmos um travesseiro e trazermos alguns para as famílias e pelo meio fomos aproveitando a luz linda que estava, com aquele toque místico que só Sintra tem.
Regressámos ao carro com a ideia de irmos ao Palácio de Monserrate mas, mudámos os planos e seguimos literalmente pelo meio do mato, estava uma luz linda que me chamou de imediato, o J concrdou e lá fomos nós explorar.
Foi uma manhã diferente. Fiquei com a certeza que devíamos repetir estes programas mais vezes, e que o frio não seja desculpa porque coisas destas aquecem a alma e não há frio que resista!
E por aí? Como foi o teu fim-de-semana?
Amazing things going on in my instagram! Go and check it out!
Much love,
Sessões Especiais de Inverno
11/13/17
Bom dia 😊 Comecemos uma nova semana com este sol de Inverno que teima em permanecer.
Sexta-feira lancei as datas para as sessões especiais deste ano. Não lhes chamei mini, porque na verdade não simpatizo com o termo em si, e não lhes chamei de Natal porque apesar de termos um ou outro apontamento referente a esta época o conceito principal não é esse. Não são sessões temáticas. Quem me vai conhecendo, sabe que muitos acessórios não são o que caracteriza o meu estilo.
Gosto de fotografar as pessoas como elas são, acho que são essas interacções e expressões que criam as memórias de quem somos. Daí o nome Sessões Especiais de Inverno com mood natalício!
São especiais porque estão num formato que por norma não faço. Mas também, é este formto que pode dar oportunidade a outras pessoas que queiram fazer algo mais pequeno e a um valor mais acessível.
As sessões são para famílias, casais, individuais, basta quererem vir 💕
As condições já tinham sido apresentadas no facebook, mas volto a deixar aqui todos os detalhes!
As vagas são limitadas.
Qualquer questão ou para reservas envia email para info@silvia-ferreira.com
>> Sessões Especiais de Inverno (com mood natalício)
- 2 e 3 de Dezembro
- até 5 pessoas
- Oeiras (espaço exterior)
- 30 minutos
- 20 fotografias via wetransfer
- 85€
Boa semana!
Much love,
Subscribe to:
Posts (Atom)