Trabalhar em casa

11/28/17

Bom dia! Finalemente uma semana com chuva ūüí¶
J√° h√° algum tempo que penso em escrever um post sobre este assunto. N√£o que tenha uma vasta experi√™ncia, mas um ano depois de ter assumido a minha decis√£o e ter estado a trabalhar a partir de casa, j√° tenho algumas experi√™ncias e conclus√Ķes a partilhar.
Num primeiro relance e aos olhos dos outros, trabalhar a partir de casa √© uma sorte porque "fazes os hor√°rios que queres", "podes ir √† praia quando quiseres", "podes levantar-te √†s horas que quiseres", "podes faltar quando quiseres"...e podia estar aqui uma manh√£ inteira a enumerar as "minhas ben√ß√£os".  N√£o √© bem assim certo? No entanto, sinto-me previligiada por ter feito a escolha que fiz e me sentir feliz com ela. 
Dependermos APENAS de nós pode ser por vezes assustador. Auto-disciplina, organização e foco são palavras de ordem. E ninguem está lá para chamar à atenção nos dias em que há espaço para a desmotivação, nos períodos em que a criatividade mora no continente ao lado.

√Č sem d√ļvida bom ter alguma liberdade, quer para tratar de assuntos pessoais durante a semana, quer para ir ao m√©dico sem stressar com os hor√°rios do trabalho, mas √© uma liberdade que pode tornar-se tra√ßoeira se n√£o lhe impusermos algumas arestas como limites. N√£o devemos abusar da nossa suposta liberdade, saber dizer n√£o √© o primeiro passo. Nem sempre v√£o entender, uma vez que "podes fazer depois, √©s tu que fazes os teus hor√°rios". N√£o te chateis nem leves a peito esta desvaloriza√ß√£o, a maioria das vezes n√£o √© por mal, as pessoas s√≥ levam tempo a perceber o teu novo trabalho.

O que as pessoas se esquecem sobre quem é freelancer:
- Sobretudo nos primeiros anos, o conceito de férias é muito confuso, se formos a ver bem, não chegamos aos dias de férias aprovados pela lei (ninguém nos proibiu, faz parte!)
- N√£o ter preocupa√ß√Ķes quando deixamos a cadeira da secret√°ria √© tamb√©m uma miragem
- Trabalhar fora de horas uma série de vezes
- Resolver quest√Ķes tamb√©m fora de horas
- Para pessoas como eu que trabalham mesmo sozinhas, tentar entender um pouco de tudo: marketing, gest√£o de contas, design... 
- N√£o ter ordenado fixo 
- Espírito de inovação estar sempre presente, porque são os nosso clientes antigos e novos que fazem o nosso negócio ser possível
- As outras pessoas acharem porque és da família ou amigo do amigo tens de fazer desconto ou mesmo à borla. Algumas quase acham ser uma obrigação

De certeza que quem é freelancer tem mais algumas coisas a acrescentar a esta lista.

Eu não mudaria nada. Não trocava o que tenho pelo meu passado. Mas, é preciso que os outros percebam e aprendam a respeitar que todos os trabalhos sejam eles com contrato ou por conta própria têm vantagens e desvantagens, e que ninguém é menos ou mais. São escolhas. Acarretam riscos, como tanta coisa na vida. Nada é certo, é ir vivendo um dia de cada vez e fazer o melhor que conseguirmos.

√Č uma quest√£o de equil√≠brio. Parece clich√©, mas √© um facto.
N√≥s somos os nossos pr√≥prios chefes. E devemos saber ceder quando √© preciso ceder, mas tamb√©m devemos saber quando √© preciso focar sem distrac√ß√Ķes alheias. O que eu fa√ßo √© planear as novas semanas na sexta-feira anterior e tento cumprir o plano √† risca. As tuas amigas v√£o todas √† praia? Pois, saberia bem uma tarde de praia, √© preciso que avalies, quando √© que que vais cumprir o que te propuseste a fazer nessa tarde, ou quem sabe at√© tenhas trabalho adiantado. Caso contr√°rio, √© sensato ficar a trabalhar, deves tentar cumprir os teus hor√°rios e metas. S√≥ assim podes ir construindo algo s√≥lido ao longo do tempo, n√£o podes encarar como uma brincadeira o que √© o teu sustento.

Fazer o que se gosta √© de facto e melhor do mundo. 

Alguem com experi√™ncias para partilhar? 

Amazing things going on in my instagram! Go and check it out!

Much love,

Post a Comment

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.