Trabalhar em casa

11/28/17

Bom dia! Finalemente uma semana com chuva 💦
Já há algum tempo que penso em escrever um post sobre este assunto. Não que tenha uma vasta experiência, mas um ano depois de ter assumido a minha decisão e ter estado a trabalhar a partir de casa, já tenho algumas experiências e conclusões a partilhar.
Num primeiro relance e aos olhos dos outros, trabalhar a partir de casa é uma sorte porque "fazes os horários que queres", "podes ir à praia quando quiseres", "podes levantar-te às horas que quiseres", "podes faltar quando quiseres"...e podia estar aqui uma manhã inteira a enumerar as "minhas bençãos".  Não é bem assim certo? No entanto, sinto-me previligiada por ter feito a escolha que fiz e me sentir feliz com ela. 
Dependermos APENAS de nós pode ser por vezes assustador. Auto-disciplina, organização e foco são palavras de ordem. E ninguem está lá para chamar à atenção nos dias em que há espaço para a desmotivação, nos períodos em que a criatividade mora no continente ao lado.

É sem dúvida bom ter alguma liberdade, quer para tratar de assuntos pessoais durante a semana, quer para ir ao médico sem stressar com os horários do trabalho, mas é uma liberdade que pode tornar-se traçoeira se não lhe impusermos algumas arestas como limites. Não devemos abusar da nossa suposta liberdade, saber dizer não é o primeiro passo. Nem sempre vão entender, uma vez que "podes fazer depois, és tu que fazes os teus horários". Não te chateis nem leves a peito esta desvalorização, a maioria das vezes não é por mal, as pessoas só levam tempo a perceber o teu novo trabalho.

O que as pessoas se esquecem sobre quem é freelancer:
- Sobretudo nos primeiros anos, o conceito de férias é muito confuso, se formos a ver bem, não chegamos aos dias de férias aprovados pela lei (ninguém nos proibiu, faz parte!)
- Não ter preocupações quando deixamos a cadeira da secretária é também uma miragem
- Trabalhar fora de horas uma série de vezes
- Resolver questões também fora de horas
- Para pessoas como eu que trabalham mesmo sozinhas, tentar entender um pouco de tudo: marketing, gestão de contas, design... 
- Não ter ordenado fixo 
- Espírito de inovação estar sempre presente, porque são os nosso clientes antigos e novos que fazem o nosso negócio ser possível
- As outras pessoas acharem porque és da família ou amigo do amigo tens de fazer desconto ou mesmo à borla. Algumas quase acham ser uma obrigação

De certeza que quem é freelancer tem mais algumas coisas a acrescentar a esta lista.

Eu não mudaria nada. Não trocava o que tenho pelo meu passado. Mas, é preciso que os outros percebam e aprendam a respeitar que todos os trabalhos sejam eles com contrato ou por conta própria têm vantagens e desvantagens, e que ninguém é menos ou mais. São escolhas. Acarretam riscos, como tanta coisa na vida. Nada é certo, é ir vivendo um dia de cada vez e fazer o melhor que conseguirmos.

É uma questão de equilíbrio. Parece cliché, mas é um facto.
Nós somos os nossos próprios chefes. E devemos saber ceder quando é preciso ceder, mas também devemos saber quando é preciso focar sem distracções alheias. O que eu faço é planear as novas semanas na sexta-feira anterior e tento cumprir o plano à risca. As tuas amigas vão todas à praia? Pois, saberia bem uma tarde de praia, é preciso que avalies, quando é que que vais cumprir o que te propuseste a fazer nessa tarde, ou quem sabe até tenhas trabalho adiantado. Caso contrário, é sensato ficar a trabalhar, deves tentar cumprir os teus horários e metas. Só assim podes ir construindo algo sólido ao longo do tempo, não podes encarar como uma brincadeira o que é o teu sustento.

Fazer o que se gosta é de facto e melhor do mundo. 

Alguem com experiências para partilhar? 

Amazing things going on in my instagram! Go and check it out!

Much love,

Post a Comment

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.