FRIDAY TIPS #16

4/6/18 Lisboa, Portugal




Hello! Que bom que estás por aí e cheia de vontade de aprender :) Enquanto pessoas empreendoras temos de estar em constante aprendizagem e evolução, ainda mais do que as pessoas que não o são, afinal todo o nosso negócio depende de nós, da nossa força de vontade e capacidade de decisão pelo que for melhor para as nossas marcas. Prometo que no fim do post de hoje vais querer começar a pôr em prática todas as dicas, já sabemos que sem trabalho nada se consegue certo? Vamos a isto!


ÉS A  TUA MARCA: Parece-te demasiado radicalista? Não é! Durante muito tempo debati-me com este assunto, estive em conflito comigo mesma e sempre com receio de me expôr demais. Depois de muita pesquisa e estudo, finalmente consegui interiorizar a importância de conectar com a minha comunidade e já tive provas de que investir neste trabalho faz toda a diferença. Não precisas de contar a tua vida toda, nem coisas que sintas que não irão acrescentar nada à tua comunidade, mas precisas tornar-te mais real e acessível. As pessoas que seguem a tua marca querem saber que existe esta pessoa real por trás da mesma. Estabelecer uma ligação real com a tua comunidade é um pilar super importante para a tua marca. Quando falo disto refiro-me a alguns pormenores que talvez precises rever:

1-No teu site, o que tens escrito na tua página ‘Sobre mim’? Falas só sobre o teu trabalho? Os teus clientes já sabem o que tu fazes, mas eles também querem saber sobre ti e assim criar uma espécie de empatia. Para te ajudar a estabelecer os tópicos que podes abordar para teres uma boa página ‘sobre mim’ deixo-te o link deste pdf que a querida Jenna Kutcher disponibilizou para ajudar a malta a inspirar-se na escrita! Eu usei para me ajudar e gostei do resultado final, tenho a certeza que também vais ficar orgulhosa da tua página no fim!

2-Esta forma de viveres a tua marca deve reflectir-se também nas tuas redes sociais. Consegues identificar 3-5 pilares que definem a tua marca? Sem ser só o trabalho que desenvolves em si e que vendes como produto final. A primeira vez que li sobre isto fiquei confusa e até me perguntei se eu era uma marca ou uma fotógrafa. Eu Sílvia, sou: uma marca que disponibiliza sessões fotográficas com a minha visão única; que partilha as suas viagens e passeios; dicas para inspirar empreendedoras a serem mais felizes e a terem mais sucesso; que está sempre a fazer stories no instagram dos passeios com o Zig; e que adora tomar o pequeno-almoço na cama ao fim-de-semana. Todo este conjunto de coisas define-me enquanto marca e permite aos meus clientes e potenciais clientes estabelecerem uma relação comigo além do meu portfólio.


3-O instagram e o facebook já há muito que não são plataformas de venda directa mas antes locais para estabelecer relações entre as comunidades que se criam. O Instagram já não é um número de seguidores, a palavra de ordem é ENGAGEMENT e isto sim é muito mais que postar uma foto com 3 emojis e uma palavra saída do pinterest. É hora de trabalhar e planear:

o Escreve os 3-5 pilares da tua marca (os meus são os que partilhei no ponto 2 e se vires no meu instagram vais encontrá-los a todos);
o Planeia os teus posts para a próxima semana intercalando sempre os pilares da tua marca;
o Trabalha nas legendas, passa a tua mensagem, o que podes acrescentar/partilhar que seja do interesse da tua comunidade, conta a história (as legendas ficam muito grandes? Perguntas tu. Ficam maiores que 3 emojis e 1 palavra do pinterest mas também só assim vais descobrir as pessoas que realmente se interessam pelo teu trabalho e não estão só ali a fazer um número que não faz qualquer diferença na tua percentagem de potenciais clientes). Para te ajudar nesta missão aqui fica mais um pdf da nossa Jenna Kutcher que é a pessoa que mais oferece ferramentas de aprendizagem que alguma vez conheci! Na partilha está o ganho para TODOS!
o Dá tempo aos outros. Pois bem, é espectacular receber likes e comentários mas como é suposto vivermos em comunidade e irmos crescendo juntos, também deves apoiar e motivar os outros, ninguém precisa de fingir nada só para parecer bem, mas apoia as pessoas que de alguma forma também te inspiram ou de quem gostas e que precisam daquele incentivo.

AS MINHAS 5 APPS PREFERIDAs PARA O INSTAGRAM: Muito se fala em apps nos dias de hoje e o que não faltam por aí são mil e uma sugestões em blogs, ebooks e outras partilhas. Foi assim que descobri as que hoje uso e por isso partilho também contigo! Já experimentei umas quantas e neste momento estas são as minhas must-have:

- MOSAICO: app paga (acho que custa aproximadamente 2€). Uso para planear o mosaico do instagram e escrevo logo lá as respectivas legendas que vou usar. Existem apps com objectivo idêntico e com opção de plano gratuito como Planoly e Later.

- UNUM: uso para ver as estatísticas e quais os horários mais específicos para fazer os meus posts. Sim o Instagram tem ferramenta para analisar as estatísticas mas eu gostei e entendi-me melhor com esta app. Também podes planear lá as tuas fotografias e respectivas legendas.

- UNFOLD: uso imenso nas stories, tem muitas opções de montagens/design.

- WORDSWAG: app paga (penso que aproximadamente 5€). Serve para criar conteúdo seja para o próprio mosaico do instagram ou stories , tem muitas opções de fontes, fundos e quotes.

- RECORD IT!: eu uso para fazer mini vídeos dos meus posts no meu próprio telemóvel e partilhar nas stories, porque consigo logo dar uma visão geral do post e despertar alguma curiosidade (espero eu :P)

Hoje as tips foram muito focadas no conceito de que NÓS SOMOS AS NOSSAS MARCAS e na partilha de algumas ferramentas que vão sem dúvida ajudar-te nesta missão diária, PROMETO! 
Espero que tenhas gostado e que partilhes comigo as tuas dúvidas ou temas que gostasses que eu abordasse por aqui! Não há vergonhas nem julgamentos, mas sim partilha e evolução conjunta. Guardar informação só para nós porque não queremos que os outros façam ou usem as mesmas ferramentas não faz da marca de ninguém melhor. A partilha trás felicidade e união entre as pessoas que tendem a pertencer a uma mesma comunidade de interesses e se formos sempre genuínos na nossa forma de estar ninguém é igual a ninguém mas sim somos todos únicos!

Bom fim-de-semana e não te esqueças que amanhã é dia de #weekendbedbreakfast, se ainda não sabes o que é isto, eu explico-te: cá por casa achamos que o melhor do mundo aos fins-de-semana é mesmo tomar o pequeno-almoço na cama em família, porque acreditamos que são estas pequenas coisas que fazem a diferença. Juntas-te a nós? Quando partilhares a tua fotografia do pequeno-almoço usa o nosso #weekendbedbreakfast<3 div="">



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Hello! There you are full of energy to learn :) As entrepreneurs, we have to be in constant learning and evolution, even more than most ordinary people, after all our business depends on us, our willpower and skill set to do the best for our brands. I promise that by the end of today’s post you’ll want to start applying these tips in real life, we all know that without work you won’t achieve your goals, right? Let’s do this!

YOU ARE YOUR BRAND: Does it seem too radical? It’s not! For a very long time, I struggled with this matter, I’ve been in conflict with myself and always afraid of exposing too much. After a lot of research and study, I finally managed to understand the importance of connecting with my community and I already have evidence that investing in this segment makes all the difference. You don’t need to tell me all about your life, not even things that you feel that won’t add up anything to your community, but you need to become more real and accessible. People that follow your brand want to know if there is a real person behind it. Making real connections with your community is the real foundation of your brand. When I talk about this I’m referring to a few details that you might want to review:

1-In your website, what have you been writing on “About me” section? Do you only write about your job? Your clients already know what do you do, but they also want to know about you, providing the opportunity to create empathy. To help you establish the topics you want to approach in order to an “About me” section I’ll leave you this pdf link that sweet Jenna Kutcher made available to help people get inspired into writing! I used this to help me and I enjoyed the end result, I’m sure you’ll also be proud of your page at the end!

2- This way to live your brand should reflect also on your social networks. Can you identify the 3-5 pillars that define your brand? Without being the work that you put in and how do you sell it as a final product. The first time I read about this I was confused and I even asked myself If I was a brand or a photographer. Me, Sílvia, I’m a brand that provides photo-shoots with my unique vision, shares trips and walks, tips to inspire women entrepreneurs to become happier and having more success, who’s always making Instagram stories about walks with Zig and that loves enjoying breakfast in bed every weekend. All these things define me as a brand and allow my clients and potential clients to establish a relationship with me besides my portfolio. 

3- Instagram and Facebook are far from being platforms of direct sales but a place to establish relationships with the communities that are created continuously. Instagram is no longer a “game of followers”, ENGAGEMENT is the master key, it is far more powerful than posting a photo with 3 emojis and a quote from Pinterest. It’s time to work and plan:

Write down 3-5 pillars that define your brand (mine’s are the ones I shared in point 2 and if you see my Instagram you’ll find them all.
Plan your posts for the next week intercalating with the pillars of your brand
Work on your captions, spread the message, what can you add/share that can be interesting to your community, tell your story. (Isn’t the caption too big? You ask. The caption will be bigger than 3 emojis and 1 quote from Pinterest, but It’s also like that how you will find out who’s really into your work and not just a random follower that won’t make a difference in your conversion rate of potential clients. To help you in this mission here’s one more pdf from Jenna Kutcher, who’s the person that provides more learning tools that I ever known! Sharing is caring!
Give and give. Yes, it’s awesome to receive likes and comments but it’s even more important to support and motivate other people, people that in some way inspire you, people you like and people who need that small push.


MY TOP 5 APPS FOR INSTAGRAM: There’s a lot of talk about apps these days and there’s a lot of suggestions in blogs, ebooks… That’s how I found out the apps I use today, therefore I’ll share them with you! I’ve already tried a few and as of this moment these are my must have:

MOSAICO: paid app ( costs approximately 2€). I use it to plan Instagram’s grid and I write there the captions that I’ll use. There are similar free apps like Planoly and Later.

UNUM: I use it to check the statistics and the best times to post. Yes Instagram has integrated insights but I get along better with this app. You can also plan there you posts and captions.

UNFOLD: I use it a lot on my stories, it has a lot of collage/design options.

WORDSWAG: paid app (approximately 5€). It’s useful for creating content for Instagram's grid and stories. It has a lot of font options, backgrounds and quotes.

RECORD IT: I use for screen recording so that I can give a general view of the post and unleash some curiosity (I hope : P).


Today’s tips were very focused on the concept that WE ARE OUR OWN BRAND and sharing some tools that will definitely help you in this daily mission, I PROMISE!
I hope you enjoyed it and share with me your doubts or topics that you would like I approached here! No need for shyness or judgment, but the sharing and joint evolution. Keep information for ourselves just because we don’t want others to replicate, doesn’t make nobody’s business any better. Sharing brings happiness and unity between people that tend to belong to the same community of interests and if we are always genuine in our way of being no one is the same but UNIQUE!

Happy weekend and don’t forget that tomorrow is #weekendbedbreakfast, if you still don’t know what that is, I’ll explain you: When we’re home we think that the best thing to do on the weekends is to have breakfast with family because we believe that these small things make a huge difference. Will you join us? When sharing your breakfast picture use our hashtag #weekendbedbreakfast <3 div="" nbsp="">

Amazing things going on in my Instagram! Go and check it out!

Much love,

3 comments

  1. This is a very nice blog. Your uploaded photographs are pretty amazing. Thanks for sharing these sweet memories with us.Everyone is looking to capture wedding moments. Click here to find out the best Wedding photography New Delhi for your big day!

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  2. Parabéns pela emoção em tudo o que escreve e boa sorte a lançar a marca!

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    1. Muito obrigada pelo seu comentário <3
      Espero ter inspirado de alguma forma!
      Uma semana feliz!
      Beijinhos,
      Sílvia.

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