step by step

1/9/13

Isto da fotografia tem muito que se lhe diga, é uma viagem interminável. Não há um limite de conhecimento, o dia em que damos o nosso melhor é sempre o amanhã, mas acima de tudo é uma forma de viver, encarar o mundo e nos expressarmos. 
Mal sabia o que me esperava quando comecei este blog, a melhor das viagens e uma vontade de aprender infindável e tudo isto porque me apaixonei pela fotografia. Fui experimentando, carregando em botões, mudando os modos, aumentando e diminuindo isto e aquilo, troquei de máquina, investi numa lente, passei horas a ver tutoriais de photoshop e a tentar pôr em prática, senti-me muitas vezes orgulhosa de mim própria e outras vezes frustrada, apaguei muitas fotografias mas também guardei muitas.
Gostaria de poder fazer tudo para aprender mais e mais, mas como sabem os workshops e cursos nem sempre são tão acessíveis como gostaríamos e às vezes é preciso definir prioridades. Eu preferi investir em material e fui tentando aprender por mim própria, nunca frequentei qualquer curso ou workshop com muita pena minha, passaram-me uns quantos ao lado que gostaria de ter ido/participado.
E agora vejo que já percorri uma longa estrada até aqui, mas que ainda me faltam tantos kilómetros...Ultimamente comecei a sentir falta de suporte técnico nos meus conhecimentos e uma curiosidade imensa em explorar os vários pontos característicos da fotografia e aconselhada pela minha amiga R. comprei o livro do Joel Santos. Tenho a certeza que me ajudará a consolidar e a ganhar conhecimentos, no entanto já tenho também debaixo de olho o livro de fotoedição
Ultimamente tenho seguido bem de perto o blog da fotografa Christina Greve e podem crer que vale mesmo muito a pena, nunca conheci ninguém que transparecesse tanto prazer em partilhar os seus conhecimentos e em motivar as pessoas, esta última é sem dúvida uma das suas especialidades! Lá podem encontrar diversos tutoriais sobre edição, posts com dicas práticas e têm ainda os cursos maravilhosos. Eu gostava muito de fazer este mas infelizmente não vou poder investir nele, quem sabe um dia me inscreva num dos outros mais avançados e especializados, adoraria mesmo porque é uma pessoa que admiro bastante.
Não deixem de descarregar este free ebook sobre como se sentirem mais confiantes e motivados nos vossos projectos, eu fiquei a sentir-me bem mais motivada depois de o ler porque me senti compreendida no meio daquelas palavras. Ainda dentro do mesmo género existe o projecto Set Goals with Passion muito bom também!
Outra fotografa da qual também sou mega fã é a autora do projecto Florabella Collection, onde podem também encontrar inúmeros tutoriais e muitos outros produtos que vos podem ajudar a tornar as vossas fotografias mais bonitas, eu estou apaixonada pelas photoshop actions e espero em breve investir num pack.
No entanto, existem alguns sites/blogs que disponibilizam photoshop actions e texturas gratuitamente!! The CoffeeShop blog é um blog onde costumo encontrar algumas coisas giras e que uso!
O post de hoje foi diferente do habitual mas ainda assim espero que tenham gostado! Esta fotografia tirei no fim-de-semana, sim consegui ir fotografar o pôr-do-sol!

16 comments

  1. adorei este post diferente!
    sem duvida que isto da fotografia tem muito q se lhe diga...
    eu estou a adorar o livro do joel!
    e obrigada pelos links q disponibilizaste!
    bj

    ReplyDelete
  2. ohhhh que foto de final do dia tão linda!
    continua Silvia, tenhopena de estarmos tão longe uma da outra, de certeza que seria muito bom partilhar e praticar contigo!
    um dia, será possivel!
    beijinhos

    ReplyDelete
  3. É mesmo verdade.. a fotografia é um mundo assim como o Photoshop nem eu que estou na area do design consigo explorar as coisas que ele oferece... Gostava de me encontrar contigo um dia acho que falariamos horas de fotografia, comida etc :) Já estas a fotografar em raw? eu desde que descobri não quero outra coisa é que em raw nem edito mais nada no Photoshop só coloco mesmo as letras e pronto! Se ainda não fizeres, acho que vais adorar. beijos obrigada pela partilha dos links

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim o photoshop tb tem muito para explorar! E sim já fotografo à algum tempo em raw, acho que desde a primeira vez que experimentei também não larguei mais :)Claro que sim é só combinar esse encontro :)

      Delete
  4. Consegui rever-me em tudo o que escreveste e soube muito bem ler. Sinto o mesmo em relação à fotografia, em relação ao blog e sobretudo em relação a mim mesma. Descobrir todo este mundo, mesmo que seja aos pouquinhos é imensamente gratificante.
    Obrigado pelos links! E continua com as fotografias lindas a que nos tens habituado. :))
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  5. Eu tenho o livro do Joel Santos na mira e adorava comprar um sobre edição (uso o Ligthbox, mas só sobre a base do tenta aqui, tenta acolá...). Os links que partilhas são fantásticos. Já vou ter muito que explorar no fim de semana! Obrigada :)

    ReplyDelete
  6. Revejo-me tanto neste post!
    A fotografia está linda!!!

    ReplyDelete
  7. Partilho contigo esse sentimento de plenitude quando fotografo. Sou uma autêntica novata (amadora, mesmo) na matéria. O material que tenho é super básico, não tenho atualmente possibilidade de investir em lentes novas (estudante universitária sofre), mas não me sinto diminuída por isso. Tudo o que aprendi até agora resultou de muitas horas a ler e a ver tutoriais por essa internet fora. Muitas horas também de tentativas e erros. Muitos erros. Mas, ainda assim, muita vontade de fazer mais e melhor. A fotografia apaixona-me.

    ReplyDelete
  8. Steps bu steps! O que interessa é todos os dias fazer melhor! =)

    Keep going!

    ReplyDelete
  9. Eu, que também adoro fotografia e não tenho dinheiro para esses cursos, gostei muito deste post!

    ReplyDelete
  10. A fotografia está linda, tens muito jeito :)

    ReplyDelete
  11. Vou guardar isto nos favoritos! Que motivacional! Obrigado obrigado obrigado ♥

    ReplyDelete
  12. Obrigada pelas maravilhosas partilhas Sílvia!
    Sim, a fotografia é sem dúvida um mundo fascinante e viciante e acho que o facto de irmos aprendendo por nós também o torna mais interessante!
    um beijinho e continuação de boas fotos*

    ReplyDelete
  13. gostei imenso. acima de tudo este ano quero aprender a tirar maior partido da maquina em si e evitar usar tanto post-edicao, ate porque eu sou das poucas pessoas que nao usa photoshop, e o programa que tenho agora tambem nao me permite grandes coisas.
    gostei imenso da tua foto no fim

    ReplyDelete

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.