Bolo de cenoura e sultanas

12/19/12

Os bolos de Inverno são bons, são nostálgicos e aquecem-nos o coração. Geralmente levam canela, frutos secos, frutas da época e são escuros. Até aqui tudo bem, sou esquisita com os frutos secos mas gosto quando bem conjugados. Mas, não consigo gostar de frutas cristalizadas, que me desculpe o bolo rei, o qual nunca provo.
Este bolo foi feito mais a pensar no meu pai, é ele quem mais aprecia estes sabores. A receita foi retirada e adaptada do livro Dia a Dia Mafalda, o qual já não é novidade por este blog e como já disse imensas vezes adoro as receitas doces deste livro!

Bolo de cenoura e sultanas (serve 8-10)
.1/2 chávena de açúcar amarelo
.100 mL de óleo de girassol
.1 c.chá de essência de baunilha
.3 ovos
.1 cenoura ralada
.1 maçã ralada
.1 chávena de sultanas
.raspa e sumo de 1 laranja
.1 + 1/2 chávenas de farinha integral
.1 c.chá de bicarbonato de sódio
.1 c.chá de canela

Pré-aqueci o forno a 180ºC. Untei uma forma redonda de fundo amovível. Numa tigela grande misturei o açúcar, o óleo,a baunilha e os ovos. De seguida juntei a maçã, a cenoura, as sultanas  e o sumo e raspa de laranja à mistura anterior e incorporei bem todos os ingredientes. Numa tigela mais pequena misturei a farinha e o bicarbonato e juntei à mistura anterior incorporando delicadamente. Deite a massa na forma e levei ao forno por 20 min ou até estar cozido. Deixei arrefecer antes de desenformar.

Como já viram este livro está recheado destas delícias, não se esqueçam que estou a sortear um, vejam aqui!

11 comments

  1. Parece-me bom :)
    E os doces do Natal estão a chegar :D

    ReplyDelete
  2. Por acaso apetece-me =P.
    Seguiste os ingredientes totalmente ou adaptaste alguma coisa?
    Beijinhoos =D!

    ReplyDelete
  3. una delicia siempre me gusta pasarme por aquí. Saludos.

    ReplyDelete
  4. Olá Sílvia, para além do teu blog que hoje visito pela primeira vez, descobri que somos também vizinhas pois eu também moro na zona de Oeiras :)
    Quanto à escolha deste bolo ficou bem ao meu gosto, cenoura e laranja são dois ingredientes que eu adoro e que a meu ver casam muito bem :)
    um beijinho,
    Margarida

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Margarida! Que coincidência gira, e já vi que adoras cozinhar, tens imensas receitas deliciosas no teu blog :)
      Obrigada.

      Beijinho.

      Delete
  5. Hum tem óptimo aspecto! E a fotografia ficou espectacular :)
    Vamos seguir-te, visita-nos http://consuminimo.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Não sou fã de sultanas mas acho que a minha mãe iria adorar este bolo. Mas é mesmo bolo de inverno... Nham! * E vou tentar a minha sorte porque quero muito o livro da Mafalda! *

    ReplyDelete
  7. I think it was delicious :)
    Happy holidays !
    Evia x

    ReplyDelete
  8. olá Silvia! Me chamo Fernanda, sou brasileira e estou adorando seu blog, suas fotos são incríveis!!Como irei conhecer Portugal em julho me deparei com seu blog durante as minhas pesquisas na internet!Uma curiosidade...o que são sultanas? tem alguma diferenças com as nossas "uvas-passas"(é assim que chamamos aqui no Brasil tanto a branca como a preta)? Esta receita me parece maravilhosa!! abç Fernanda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fernanda, obrigada pelas palavras simpáticas :)É o mesmo que passas sim! Nós aqui também usamos muito o termo passas.
      Espero que faça uma óptima viagem até Portugal e que adore! Bj, Sílvia

      Delete
    2. Olá Sílvia! Obrigada pelo retorno e atenção! Tenho certeza que vou amar Portugal!Em dezembro eu e meu marido tivemos a oportunidade de assistir um concerto em São Paulo de um cantor português que se chama António Zambujo. Ficamos encantados! Músicos maravilhosos! Altíssima qualidade!Já estamos entrando no clima!!! bj. Fernanda Mozeto

      Delete

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.